John Wick 4: descubra a origem do apelido do personagem, ‘Baba Yaga’
Desde o primeiro filme de ‘John Wick’ o personagem é chamado por um nome muito específico que veio a incorporar o título do quarto capítulo da franquia: ‘Baba Yaga’.
De acordo com a antagonista do primeiro filme, Wick é conhecido por vários nomes e é considerado por alguns como a personificação do Bicho Papão, enquanto outros o veem como a “ferramenta” para derrotar o Bicho Papão.
Leia mais:
John Wick 4: veja tudo o que sabemos sobre o filme
“John Wick 4” ganha novo trailer antes da estreia em março
Mesmo assim, o nome Baba Yaga é frequentemente mencionado na trama, embora poucas pessoas compreendam o verdadeiro significado desse apelido. Baba Yaga, traduzido livremente, significa “bicho papão”.
No entanto, essa tradução livre não captura totalmente a realidade por trás dessa expressão. Baba Yaga é, na verdade, uma famosa lenda russa que inspirou várias criaturas em obras de ficção.
Conheça a lenda real da Baba Yaga!
A Baba Yaga “verdadeira” é uma lenda russa que remonta a 1755 e é comumente retratada como uma bruxa. Na realidade, as populares bruxas europeias foram todas inspiradas pela figura da bruxa russa.
A caracterização da Baba Yaga é consistentemente descrita como magra, alta, com um nariz alongado, postura encurvada e aparência envelhecida.
Além disso, ela é frequentemente associada a objetos específicos, como a vassoura de palha, um casebre de madeira envelhecida com pernas de galinha.
No entanto, algo que muitas vezes é esquecido é o fato de que Baba Yaga pode ser retratada tanto como uma única mulher quanto como três irmãs. Quando mencionadas como três irmãs, essas criaturas possuem os mesmos atributos já citados, e não há distinção em seus nomes – todas são chamadas de Baba Yagas.
Além disso, a personagem não é necessariamente má, apesar de sua aparência grotesca. Ela pode tanto ajudar aqueles que a encontram quanto se tornar uma vilã.
Essa ambiguidade é uma das características que se assemelha diretamente ao personagem de John Wick, pois assim como Baba Yaga, ele pode estar ao seu lado em um momento e contra você em outro.
Wick e Yaga também compartilham a furtividade, já que na lenda original a bruxa pode transitar entre o mundo dos vivos e dos mortos, aparecendo em qualquer lugar a qualquer momento, assim como o famoso assassino.