- Publicidade -

Você é um Ímã de Mosquitos? Veja os Fatores que Fazem de Você o Alvo

0

Se você já se perguntou por que algumas pessoas parecem atrair mais pernilongos do que outras, saiba que a resposta está relacionada ao cheiro do corpo. Diferentes fatores influenciam na produção de odores que atraem os insetos hematófagos, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue.

- Publicidade -

Os mosquitos são capazes de identificar o cheiro de suas vítimas através de suas antenas e se sentir atraídos por diversos fatores, como a quantidade de dióxido de carbono (CO₂) emitido durante a respiração, substâncias presentes no suor e temperatura corporal. Outros fatores incluem a presença de bactérias na pele, gestação e até mesmo questões genéticas.

Leia mais:

Poluição está destruindo a vida sexual dos insetos, mostra estudos

mosquitos
Fonte: UOL

- Publicidade -

Quais são os fatores que atraem mosquitos?

Dentre os fatores que atraem os pernilongos, podemos destacar os seguintes:

  • Dióxido de carbono (CO2): Pessoas que exalam mais CO2 tendem a ser mais atrativas para mosquitos, embora não existam condições específicas que aumentem a quantidade de CO2 exalada.
  • Suor e temperatura corporal: Substâncias como ácido lático, ácido úrico e amônia presentes no suor atraem pernilongos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante atividades físicas também pode atraí-los.
  • Bactérias presentes na pele: Um estudo mostrou que pessoas com grande abundância e baixa diversidade de bactérias na pele são mais atrativas para pernilongos.
  • Gestação: Gestantes atraem mais mosquitos devido ao aumento da quantidade de CO2 exalada e da temperatura corporal.
  • Fatores genéticos: Pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine concluíram que os genes têm influência no quanto os pernilongos picam as pessoas.

É possível herdar a atração aos mosquitos?

Segundo estudos, a predisposição em atrair mosquitos é tão hereditária quanto a altura ou a inteligência. Entretanto, ainda são necessários novos experimentos para determinar qual parte dos cromossomos interfere na preferência dos insetos por determinadas vítimas e se o “sabor” do sangue tem algum papel nessa atração.

- Publicidade -

Como se proteger dos pernilongos?

Embora fatores como genética e gestação não possam ser controlados, é possível adotar medidas para diminuir a atração dos mosquitos.

Entre elas, estão o uso de repelentes e de roupas mais fechadas, evitar locais com maior concentração de insetos, especialmente nos horários em que eles estão mais ativos, e garantir a higiene adequada da pele e do ambiente.

Conhecendo os fatores que atraem os pernilongos e tomando precauções, é possível reduzir a quantidade de picadas e evitar transtornos e doenças transmitidas por esses insetos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas