- Publicidade -

Imposto de renda: Caiu na malha fina? Saiba como regularizar e ser restituído mais rápido

0

Segundo dados da Receita Federal, dos 32,4 milhões de documentos entregues no último sábado (27), 6,45% deles foram retidos. O principal motivo para tudo isso é a omissão de rendimentos dos declarantes.

- Publicidade -

Leia mais:

Não caia na malha fina: saiba tudo sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023

A sonegação de impostos, que é uma forma de omissão de rendimentos, é prevista no Código Tributário Nacional e pode resultar em penalidades tanto administrativas como criminais. Além disso, vale lembrar que para receber a restituição, é preciso fazer a correção. Saiba mais!

Declaração do Imposto de Renda 2023

- Publicidade -

Os brasileiros tem até às 23h59min desta quarta-feira (31) para entregar a declaração do imposto de renda preenchida. Segundo a Receita Federal, a expectativa é de que 39,5 milhões de declarações sejam enviadas.

Temos 6,45% de declarações entregues até o momento retidas em algum parâmetro da malha fiscal, informou a instituição por meio de uma nota.

Para verificar se a sua declaração de Imposto de Renda caiu na malha fina basta acessar o site da Receita Federal e procurar pela opção de consulta da situação fiscal. Informe os dados solicitados, como CPF, e siga as instruções para verificar se a sua declaração está retida na malha fina.

Caso esteja, tome as medidas necessárias para regularizar a situação. Por meio de uma declaração retificadora é possível enviar novamente os dados corrigidos e garantir a restituição do imposto.

Principais motivos para cair na malha fina

- Publicidade -

Omissão de rendimentos

Não informar corretamente todos os rendimentos recebidos no ano, seja de trabalho assalariado, autônomo, aluguéis, investimentos, entre outros, é um erro frequente.

Inconsistências nas informações

Divergências entre as informações fornecidas na declaração e aquelas que constam em outros documentos, como comprovantes de rendimentos, informes bancários, recibos de aluguéis, entre outros, podem levar à retenção.

Deduções irregulares

Erros ou inconsistências nas deduções realizadas também podem levar a problemas. É importante seguir as regras específicas para cada tipo de dedução e ter os comprovantes e documentação adequada para respaldar as deduções feitas.

Informações incorretas sobre dependentes

Ao declarar dependentes, é necessário fornecer informações precisas, como nome completo, CPF e data de nascimento. Erros nessas informações podem levar à retenção da declaração.

Erros na declaração de despesas médicas

As despesas médicas são dedutíveis, mas é importante ter cuidado ao declará-las. Certifique-se de ter os recibos e comprovantes corretos e esteja ciente das regras específicas sobre quais despesas são elegíveis para dedução.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas