Descubra quais alimentos devem ficar ou não na sua geladeira
Armazenar corretamente frutas, legumes e verduras pode afetar em sua durabilidade e qualidade. Isso porque algumas frutas e vegetais são mais sensíveis ao frio do que outros.
Para garantir que o consumo desses alimentos seja feito de forma adequada, é preciso identificar as melhores formas de conservar. Confira a seguir algumas dicas de como armazenar suas frutas, legumes e verduras!
Leia mais:
Escudo anti-doce: 3 soluções poderosas para resistir ao chamado do açúcar
Anvisa altera regras da rotulagem de alimentos: saiba o que muda!
Alimentos que devem ficar na geladeira
Certas frutas se beneficiam da refrigeração não apenas para prolongar sua vida útil, mas também para preservar seu sabor fresco.
Gabriella Braga, nutricionista da Science Play, ressalta que a refrigeração também é recomendada para evitar que o processo de higienização seja esquecido.
Morango, uva, cereja, abacaxi e mamão devem ser refrigeradas para garantir uma maior durabilidade. A refrigeração ajuda a preservar a textura e o sabor dessas frutas.
Já no caso das verduras, é recomendado higienizar, secar e armazenar as folhas em potes na geladeira. O alface, espinafre, escarola, couve, chicória e rúcula, são verduras que precisam de refrigeração para garantir uma maior conservação e vida útil.
Essas verduras são altamente perecíveis e sensíveis ao calor, portanto, a refrigeração ajuda a retardar o processo de deterioração, mantendo sua frescura.
Alimentos que devem ficar fora da geladeira
As frutas climatéricas são aquelas que amadurecem mesmo após serem colhidas. Elas passam por um processo conhecido como “climatério”, durante o qual ocorrem mudanças físicas e químicas que resultam no amadurecimento.
A banana, melão, abacate, pêssego, goiaba, maracujá, pêra e maçã devem ser deixadas em um local seco e arejado para amadurecerem.
Batata, batata-doce, rabanete, beterraba, mandioca e nabo são legumes que também devem ficar longe da geladeira. É preciso guarda-los em locais secos e arejados e de preferência, longe da luz.
A refrigeração pode afetar a textura e o sabor de alguns legumes, como a batata, que pode ficar com uma textura mais farinácea quando refrigerada.