Dormir mal não contribui para o emagrecimento; entenda o motivo
Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo corpo humano e desempenham um papel fundamental na regulação e coordenação de diversas funções reguladoras.
A grelina e a leptina, por exemplo, são dois hormônios relacionados ao controle do apetite e da saciedade, influenciando diretamente no processo emagrecimento. Dessa forma, se você deseja perder peso, é fundamental manter esses dois hormônios em equilíbrio. Saiba como isso é possível!
Sono e emagrecimento
A privação de sono, especialmente quando a duração do sono é menor que 6 horas, pode afetar os níveis de grelina e leptina no corpo, levando a mudanças nos sinais de fome e saciedade.
Segundo um estudo publicado pelo jornal científico Obesity Facts, a privação do sono afeta a regulação da leptina, levando à obesidade por conta do aumento do apetite e da ingestão alimentar.
Leia mais:
O pão atrapalha no processo de emagrecimento?
Dr. Rander Alves, endocrinologista da clínica Les Peaux, complementa que durante o sono são produzidos outros hormônios fundamentais para o funcionamento correto do organismo e a contribuição para o emagrecimento.
A melatonina, por exemplo, apresenta efeito modulador no metabolismo energético e no controle da glicose e do colesterol. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias essenciais para a eliminação de radicais livres tóxicos do organismo. E mais: enquanto dormimos, ocorre a produção do hormônio do crescimento, indispensável para a síntese proteica, para o ganho de massa muscular e para o metabolismo de gordura, disse o endocrinologista.
Durante o sono, o corpo passa por processos de reparação e recuperação. É quando dormimos que acontece a regeneração de tecidos, a consolidação da memória, a liberação de hormônios de crescimento e a reparação celular.
Afinal, como dormir bem?
Dormir bem envolve a adoção de hábitos saudáveis e a criação de um ambiente propício para o sono. Por isso, o Dr. Sander listou algumas dicas para você dormir melhor. Confira!
- Evite assistir TV, usar o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico antes de dormir;
- Procure uma posição confortável para dormir;
- Escolha um horário para dormir e acordar;
- Não cochile no final da tarde ou próximos ao horário de ir dormir;
- Faça refeições mais leves antes de dormir;
- Mantenha o seu quarto em uma temperatura adequada, com baixa luminosidade e silencioso;
- Não consuma café no final do dia;
- Tenha um estilo de vida ativo e saudável.