10 gírias mais faladas pelos brasileiros; confira a lista
A Preply, plataforma estrangeira de idiomas, realizou uma pesquisa onde identificou as gírias mais utilizadas pela população brasileira. As gírias são aqueles termos informais, coloquiais e muitas vezes exclusivos de determinados grupos sociais.
Leia mais:
”Zueira”, ”treta” e ”ranço” são algumas das gírias ditas por muita gente no país. Ficou curioso (a) para saber a lista completa de jargões mais ditos no Brasil? Confira o texto completo!
Uso de gírias no Brasil
As gírias têm o objetivo de criar um senso de pertencimento e identificação dentro do grupo que as utiliza. No entanto, é importante ter em mente que nem todas as pessoas estão familiarizadas com os jargões, e, seu uso excessivo pode dificultar a comunicação com pessoas fora do grupo específico.
Segundo o estudo da Preply, 43% das pessoas entrevistadas acham chato o uso de jargões. Ainda de acordo com o levantamento feito, as mulheres se sentem mais confortáveis para usar gírias do que os homens.
A pesquisa identificou também que 33% dos entrevistados enfrentaram um “perrengue” e perguntaram para uma pessoa mais jovem sobre o significado da expressão. Confira quais são os dez jargões mais faladas no Brasil.
- Sextou = alegria pela chegada da sexta-feira
- Treta = briga
- Zueira = brincadeira
- Trocar ideia = conversar
- Crush = pessoa por quem tem afeição
- Perrengue = sufoco
- Firmeza = algo positivo
- Lacrou = fez algo bom ou correto
- Abestado = pessoa desatenta
- Ranço = incômodo
Segundo Mustafa Ali Sivisoglu, gerente de sucesso da Preply, as redes sociais ajudam na popularização dos jargões de forma significativa.
As redes sociais vieram para popularizar ainda mais o uso de gírias no país e, não por acaso, é por lá que vemos o surgimento de jargões e expressões. Algumas, inclusive, são derivadas do inglês e de outros idiomas. Ademais, existem os termos que mudam de região para região, como ‘arretado’, ‘borodogó’ e ‘tri’. Isso só nos mostra a enorme diversidade linguística que há no Brasil.