- Publicidade -

Restituição IRPF 2023: Consulta aberta ao 1º lote, aprenda a verificar

0

Consulta Restituição IRPF 2023 liberada: Saiba como verificar e receber o pagamento do 1º lote! Confira nosso guia completo. Acesse já!

- Publicidade -

A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (24) a liberação da consulta para o primeiro lote de restituição IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2023, a partir das 10h.

Leia mais:

Entenda as regras: É possível ter minha mãe como dependente no Imposto de Renda?

Será pago um total de R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de contribuintes, representando o maior valor já distribuído pela instituição em um lote.

- Publicidade -

Este pagamento inclui tanto a declaração do Imposto de Renda 2022/2023, quanto restituições residuais de anos anteriores.

O crédito bancário está previsto para ser realizado no dia 31 de maio, mesma data limite para entrega das declarações neste ano.

Imposto de Renda ; IPVA ; restituição IRPF
Fonte: Olhar Digital

Os interessados em realizar a consulta deverão acessar o portal da Receita Federal. Além do site, também é possível verificar a situação da restituição por meio do aplicativo Pessoa Física, disponível para smartphones e tablets, que permite ainda o preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda.

Quem tem direito a receber a restituição do IRPF 2023?

- Publicidade -

De acordo com as informações divulgadas pela Receita Federal, os contribuintes que têm direito a receber a restituição IRPF 2023 são aqueles que entregaram a declaração do Imposto de Renda 2022/2023 dentro do prazo estabelecido e também aqueles com restituições residuais de exercícios anteriores.

Além disso, é importante lembrar que a prioridade de pagamento é dada aos contribuintes idosos acima de 60 anos, às pessoas com deficiência física ou mental e aos contribuintes com doença grave, conforme determina a legislação.

Outro fator que influencia na ordem de recebimento é a data de envio da declaração. Ou seja, aqueles que enviaram antes tendem a receber a restituição com maior antecedência.

Como consultar a restituição do IRPF 2023?

Para consultar a restituição IRPF 2023, os contribuintes devem acessar o portal da Receita Federal e seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Receita Federal.
  2. Clique em “Consulta Restituição IRPF” no menu.
  3. Informe o CPF e data de nascimento.
  4. Selecione o ano do exercício (2022/2023).
  5. Clique em “Consultar”.

Ao realizar a consulta, será possível verificar se a restituição foi liberada, se há pendências na declaração ou se o contribuinte está na malha fina. Caso existam pendências, será necessário regularizar a situação junto à Receita Federal.

O que fazer se a restituição não for liberada?

Se a restituição não for liberada no primeiro lote, é importante acompanhar os próximos lotes e realizar a consulta novamente.

Além disso, é fundamental verificar se não há pendências na declaração ou se o contribuinte não entrou na malha fina.

Em caso de irregularidades ou problemas, é necessário entrar em contato com a Receita Federal e buscar orientações para solucionar a situação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas