A complexidade do ser humano é notável, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista biológico. Assim como na natureza em geral, existe uma grande diversidade de criaturas, plantas e microrganismos.
- Publicidade -
Os cientistas têm demonstrado há muitos anos que todos esses seres estão sujeitos a alterações genéticas ou mutações, que às vezes levam a anomalias ou a doenças desconhecidas.
Leia Mais:
Açúcar ou adoçante? OMS indica possíveis efeitos adversos à saúde
Maternidade, trabalho e saúde mental: 46% das mães preferem empresa com flexibilidade
- Publicidade -
Durante aproximadamente três anos, a humanidade enfrentou um período de “caos” devido à pandemia causada por uma mutação viral que resultou em uma alta taxa de contaminação. Portanto, esse tipo de ocorrência não é tão incomum quanto parece, embora ainda seja raro.
Uma dessas doenças “raras” e pouco conhecidas é a fibromialgia, que é caracterizada principalmente por causar dores intensas em todo o corpo. Mas o que exatamente é a fibromialgia e o que a causa?
Entenda o que é a Fibromialgia

Em resumo, a Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta todo o corpo, atacando principalmente a musculatura, desta forma causando a dor característica.
- Publicidade -
Essa doença é na realidade uma síndrome, o que pode levar ela a se confundir ou ser associada com outros sintomas semelhantes como: fadiga muscular, questões intestinais e modificação do sono.
O seu principal sintoma, conforme já dito, é a dor intensa por todo o corpo, porém há outros sintomas que podem ser causados pela Fibromialgia, tais quais:
- Alterações intestinais;
- Alteração do sono e fadiga;
- Depressão ou ansiedade;
- Dor persistente ao longo de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
- Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração;
- Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos).
A causa da fibromialgia ainda não é totalmente compreendida, pois é uma doença pouco conhecida cientificamente. Até o momento, não há consenso entre os cientistas sobre sua causa exata.
O que se sabe é que a fibromialgia é uma disfunção que afeta o sistema nervoso central, resultando em um aumento da intensidade das dores físicas em todo o corpo, bem como o surgimento de dores adicionais relacionadas a essa condição.
Para obter informações mais detalhadas sobre a fibromialgia, recomenda-se visitar o site oficial da Sociedade Brasileira de Reumatologia, especialmente a seção dedicada a essa doença. Lá você encontrará informações atualizadas e confiáveis sobre a fibromialgia.