- Publicidade -

Equimose: saiba mais sobre este sintoma comum da leucemia

0

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células responsáveis ​​pela produção de sangue na medula óssea. Essas células anormais, chamadas de células leucêmicas, acabam se multiplicando de forma descontrolada, substituindo as células sanguíneas normais.

- Publicidade -

Pacientes com leucemia apresentam a equimose. A equimose, comumente conhecida como “roxo” ou “mancha roxa”, é uma lesão causada por pequenos vasos sanguíneos sob a pele, resultando no acúmulo de sangue na área viva.

Leia mais

ESTAS doenças dão direito a aposentadoria por invalidez

Anvisa altera regras da rotulagem de alimentos: saiba o que muda!

- Publicidade -

Por que pacientes com leucemia apresentam equimose?

As equimoses, também chamadas de hematomas, são lesões que ocorrem quando pequenos vasos sanguíneos, chamados capilares, se rompem e sangram no tecido circundante. Isso resulta no acúmulo de sangue abaixo da pele ou em outros tecidos corporais, causando uma mancha visível de cor roxa, azul ou vermelha.

Pacientes com leucemia podem apresentar hematomas com mais facilidade devido a alterações nas células sanguíneas e na coagulação sanguínea decorrentes da doença. Além disso, na leucemia, a produção de plaquetas é comprometida, resultando em níveis baixos dessas células no sangue.

Sintomas da leucemia

Os sinais da leucemia podem variar de paciente para paciente. Segundo o A.C Camargo center, os principais sintomas são:

- Publicidade -

  • Anemia;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor nos ossos ou nas juntas;
  • Febre inexplicável;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Infecções recorrentes;
  • Perda de apetite e peso;
  • Pequenos pontos vermelhos;
  • sangramentos nasais;
  • Sensação de fraqueza e fadiga persistente;
  • Suores noturnos.

A leucemia pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames de sangue, análise da medula óssea e outros testes específicos. Já o tratamento depende do tipo de leucemia e do estágio da doença, mas geralmente envolve quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e/ou transplante de células-tronco.

O acompanhamento médico regular, a adesão ao tratamento e a manutenção de um estilo de vida saudável são importantes para gerenciar a doença e promover a qualidade de vida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas