5 famosos brasileiros que já foram acusados de homofobia e transfobia
A homofobia e a transfobia são formas de preconceito, discriminação e violência direcionadas às pessoas com base em sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Pessoas LGBTQIA+ podem enfrentar dificuldades em suas experiências, no ambiente de trabalho, na educação, na saúde e em outros aspectos da vida social, devido a descriminação.
Alguns famosos já foram acusados por cometerem atitudes discriminatórias. Confira quem são eles e o que fizeram!
Leia mais:
Uma pessoa LGBTQIA+ é morta a cada 34 horas no Brasil
Pessoas LGBTQIA+ idosas tem acesso precário a saúde, segundo nova pesquisa; entenda
5 brasileiros famosos que já foram acusados de homofobia e transfobia
Cássia Kis
Cássia Kis é uma atriz muito renomada. Sua habilidade de dar vida a diferentes tipos de personagens a consagrou como uma das atrizes mais respeitadas e talentosas do Brasil.
No entanto, em uma entrevista com Leda Nagle, no Instagram, a atriz declarou que as “famílias tradicionais” estão ameaçadas pela existência da “ideologia de gênero”.
O que está por trás disso? Destruir a família. Destruir a vida humana? Porque onde eu saiba homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho. Como a gente vai fazer? questionou a atriz.
Joelma
Cantora, compositora e dançarina brasileira, Joelma iniciou sua carreira como vocalista da banda Calypso, ao lado do músico e ex-marido Chimbinha.
A cantora surpreendeu os fãs quando comparou gays com drogados e disse ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Já vi muitos se regenerarem. Conheço muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um drogado tentando se recuperar, disse Joelma em 2013.
Petrix
Petrix é conhecido por representar o Brasil em competições internacionais de ginástica artística. O ginasta ganhou destaque ao participar do reality show “Big Brother Brasil” (BBB) em sua 20ª edição, em 2020.
Foi exatamente na sua participação no BBB20 que ele foi acusado por internautas de homofobia e xenofobia após uma declaração polêmica.
Você esqueceu quem foi minha primeira opção de voto sempre? Olha aí para esse japonês que rebola o rabo. Ele foi sempre minha opção de voto, disse Petrix falando do participante Pyong Lee.
Gretchen
Gretchen se tornou conhecida nos anos 1980, quando ganhou destaque como uma das pioneiras do gênero musical conhecido como “brega-pop”, que combinava elementos de música pop com influências de ritmos regionais brasileiros.
Em março de 2021, a cantora fez uma declaração bem infeliz. Segundo sua declaração “gay quer ser mulher”.
É impressionante como as pessoas gostam de utilizar falas minhas pra mudarem o sentido das coisas. Gente, parem de ficar dramatizando um comentário bem humorado e sem maldade. Está ficando difícil de se expressar no mundo de hoje”, declarou Gretchen.
Henri Castelli
Castelli ganhou popularidade por meio de suas aparições em telenovelas, que são novelas no Brasil. Alguns de seus papéis notáveis incluem “Pedro” em “Malhação”, “Gabriel” em “Cobras & Lagartos”, “Jorgito” em “Ti Ti Ti” e “Cassiano” em “Flor do Caribe”.
Em 2017, o ator foi acusado de homofobia por Luciano Sicchierolli. Segundo Luciano, o ator teria pedido: ”será que você pode pelo menos tentar fazer pose de homem para tirar a foto?”. O ator chegou a se defender em suas redes sociais dizendo que Luciano estava com maldade, quando expôs o ocorrido.