Condições desumanas: vídeo de funcionário do BK revela a proibição de usar banheiro
Funcionário do BK em Aracaju é proibido de ir ao banheiro, urina na roupa e expõe abuso no ambiente de trabalho. Saiba tudo sobre o caso.
Um caso chocante ocorreu em uma franquia do Burger King em Aracaju, Sergipe. Um funcionário, identificado como José Vinicius, teve que urinar na roupa durante o expediente após ser proibido de ir ao banheiro e ameaçado de receber punições caso deixasse o quiosque onde estava trabalhando.
Foi compartilhado nas redes sociais um vídeo em que o jovem relata o incidente e confirma a situação. Abaixo está o vídeo publicado pela página Choquei:
Leia mais:
Campanha ‘Saia do BK sem pagar’ retorna ao Burger King
Franquias do McDonald’s é multada por empregar crianças de 10 anos
Segundo José Vinicius, essa medida punitiva ocorre quando os funcionários deixam o local durante o horário de trabalho.
Na primeira vez, o trabalhador recebe uma advertência; na segunda vez, é suspenso; e na terceira vez, ocorre a demissão por justa causa.
No dia do incidente, o jovem trabalhava no quiosque desde às 10h da manhã e estava sem poder ir ao banheiro até às 14h40, momento em que resolveu gravar o vídeo.
O que pode acontecer com o empregador?
Marcel Zangiácomo, especialista em direito processual e material do trabalho, afirma que o funcionário tem o direito de buscar judicialmente uma rescisão indireta, que seria uma espécie de “justa causa ao contrário”, na qual o empregado abandona o emprego com indenização do empregador.
Zangiácomo também cita a possibilidade de acionar o Ministério do Trabalho para investigar o caso que aconteceu.
Reação do BK
O BK emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informando que as pessoas envolvidas no caso foram afastadas enquanto são realizadas as apurações das informações.
A empresa também destaca que está dando apoio e acompanhamento ao colaborador e que preza pelo respeito às pessoas em qualquer ambiente, não tolerando qualquer falta de respeito.
Impacto no ambiente de trabalho e na imagem da rede
Este tipo de situação pode gerar um impacto negativo tanto no ambiente de trabalho quanto na imagem da rede Burger King perante o público.
É fundamental que as empresas estejam atentas aos direitos dos funcionários e ofereçam condições adequadas de trabalho, a fim de evitar casos de abuso e desrespeito, que podem prejudicar gravemente sua reputação e estrutura interna.