Descubra o que acontece quando você para de consumir álcool
O consumo excessivo de bebida alcoólica está associado a uma série de problemas de saúde e pode contribuir para mais de 200 doenças diferentes. Por ano, cerca de 3 milhões de pessoas morrem por problemas causados pela bebida.
Segundo dados da Viva Bem UOL, 43% da população com idade superior a 15 anos consumiram a bebida no último ano. Confira o que acontece com o seu corpo quando você para de beber.
Consumo excessivo de álcool
O consumo excessivo de bebida alcoólica pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo danos ao fígado, aumento do risco de doenças cardiovasculares, danos ao sistema digestivo, comprometimento do sistema imunológico e maior risco de certos tipos de câncer.
Quando uma pessoa para de receber álcool, ocorrem uma série de mudanças positivas no corpo. É bem comum perceber uma melhora nos níveis de energia e no aspecto da pele.
Leia mais
Estudo aponta que o consumo moderado de álcool pode aumentar o risco de desenvolvimento de Alzheimer
No entanto, a longo prazo, acontecem outras melhoras no corpo. Entre as principais mudanças, estão: melhora na vida sexual, controle de doenças cardiovasculares, mais saúde para o feto e cérebro mais ativo.
O consumo excessivo e prolongado de bebida alcoólica é uma das principais causas de doenças hepáticas, como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), hepatite alcoólica e cirrose.
Além disso, a bebida pode interferir na capacidade de obter e manter uma ereção, causando disfunção erétil temporária ou crônica. O consumo excessivo pode afetar o sistema circulatório, atendendo o fluxo sanguíneo para o pênis e comprometendo a função erétil.
Consumir bebida alcoólica de forma excessiva pode aumentar a pressão arterial, o que pode levar a doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e outras complicações cardiovasculares.
Segundo dados da Cisa, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, a doença cardíaca hipertensiva foi a principal causa de morte decorrente do uso de bebida alcoólica entre as brasileiras em 2020.
Dicas para reduzir consumo de bebida álcoolica
- Coma antes e durante o consumo de bebidas álcoolicas;
- Beba mais água;
- Consuma bebidas com menor teor alcoólico.
- Beba mais devagar;
- Tenha outras opções de lazer.