Google excluirá contas inativas em 2023: Saiba o que será deletado e como manter seus dados seguros. Evite perdas desnecessárias. Leia mais!
- Publicidade -
O Google anunciou recentemente que atualizou sua política de inatividade e, a partir de dezembro de 2023, começará a excluir contas que estejam há dois anos ou mais sem movimentação.
A gigante da tecnologia já havia feito essa promessa em 2020 e, agora, as contas inativas estão ainda mais próximas de serem definitivamente removidas da plataforma.
Leia mais:
CIEE e Google oferecem mais de 60 mil bolsas de estudo para cursos de TI
- Publicidade -
Essa medida visa garantir a segurança dos usuários e limitar o tempo em que a empresa retém os dados não utilizados.
As remoções não serão feitas de forma abrupta, e o Google se comprometeu a enviar várias notificações aos usuários antes de deletar suas contas.

Dessa forma, os usuários terão tempo suficiente para decidir se querem ou não preservar seus dados. Vale lembrar que as condições anunciadas não se aplicam a contas gerenciadas por empresas e instituições de ensino, sendo válidas apenas para contas pessoais.
O que será deletado?
- Publicidade -
Com a nova política, o Google deletará informações como endereço e mensagens do Gmail, calendário de eventos no Agenda, documentos e arquivos do Workspace, conteúdo no Google Drive e backup do Fotos.
Ainda não há um posicionamento em relação ao conteúdo do YouTube, pois existem canais sem atividade, mas que possuem acervos históricos importantes.
Como manter uma conta ativa?
A gigante explica em sua Política de Contas Inativas que, se uma conta não for usada por dois anos, ela será considerada inativa.
Para preservar e manter uma conta ativa, o usuário pode realizar algumas ações simples como:
- Assistir vídeos YouTube com a conta logada;
- Ler e enviar e-mails;
- Baixar apps na Google Play Store;
- Usar o login Google em aplicativos de terceiros, como iFood e Uber;
- Manter a conta Google conectada em um dispositivo Android ativo.
Quais os motivos para o Google deletar contas inativas?
De acordo com uma análise feita pela própria empresa, a remoção de contas inativas tem como objetivo garantir a segurança dos usuários.
Isso porque contas inativas e sem verificação em duas etapas tendem a ter senhas mais fracas e desatualizadas e, eventualmente, podem ser comprometidas, tornando-se alvo de cibercriminosos. A medida também busca limitar o tempo em que a empresa retém os dados não utilizados dos usuários.
Além disso, o Google informou que não liberará o nome de usuário do Gmail (o endereço do e-mail) deletado para recuperar contas.
Portanto, se você não quer correr o risco de perder seus dados antigos, a recomendação é fazer backups em serviços como Fotos, Drive e Gmail, além de manter sua conta ativa seguindo as dicas mencionadas anteriormente.