Acesso à internet: Uma realidade distantes para 36 milhões de brasileiros
36 milhões offline no Brasil, com Sudeste liderando. Estudo revela desafios na inclusão digital de idosos e negros. Conheça os detalhes!
De acordo com um estudo da TIC Domicílios de 2022, 36 milhões de brasileiros não tiveram acesso à internet no ano passado.
O número cresceu pouco em relação a 2021, apresentando apenas um aumento de meio milhão de pessoas sem acesso à rede.
Leia mais:
Real Digital: O futuro do dinheiro na palma da sua mão com o ‘Pix inteligente’
Moradores gaúchos têm direito a antena digital gratuitamente; veja como conseguir
A pesquisa realizada pelo Cetic.br aponta ainda que a região Sudeste é a que mais registrou número de pessoas sem acesso à internet no Brasil, atingindo 42% dos casos, seguida pelo Norte com 28%.
Essa falta de acesso à internet no país está concentrada majoritariamente na faixa etária de 60 anos ou mais, representando 50% dos casos.
A pesquisa mostra que o grupo de brasileiros que se autodeclaram negros é o que possui a maior falta de acesso à rede, totalizando 58% das pessoas sem acesso à internet.
Como está a situação do acesso à internet nas diferentes regiões do Brasil?
Conforme o levantamento, o Sudeste teve a maior taxa de pessoas sem internet, com 15 milhões de pessoas (42%).
O Norte aparece em segundo lugar, com 10 milhões de brasileiros (28%). O Sul é a terceira região com maior número de pessoas sem acesso à internet – 6 milhões de pessoas (17%). Já o Centro-Oeste possui a menor taxa, com 2 milhões de pessoas (5%).
Quais são os principais desafios para a universalização do acesso à internet no país?
A pesquisa aponta que o Brasil ainda tem um caminho importante a percorrer na universalização do acesso à internet.
Segundo Alexandre Barbosa, gerente do Cetic e Nic, o país precisa adotar estratégias específicas para a inclusão digital das populações mais vulneráveis.
Isso inclui medidas voltadas para idosos, que representam grande parcela das pessoas sem acesso à rede, e também políticas voltadas aos cidadãos negros.
Como está a situação do uso da internet entre os brasileiros conectados?
No total, 149 milhões de brasileiros estão conectados à internet, sendo que 142 milhões fazem uso diário ou quase diário da rede.
O uso do celular é predominante, com 62% das pessoas acessando a internet apenas por meio do aparelho.
A região Centro-Oeste lidera o ranking de usuários online, com 83% dos internautas, seguida pelo Norte com 82%, Sudeste com 81%, Ne-deste com 80% e Sul com 78%.