Redução drástica: Importante varejista anuncia o fechamento de 91 lojas neste ano
Fechamento de lojas Marisa: Saiba mais sobre a reestruturação e as medidas adotadas para aumentar a lucratividade da varejista de moda.
A rede de lojas Marisa anunciou na última terça-feira, 16 de maio de 2023, o fechamento de 91 unidades ao longo deste ano como parte de seu plano de reestruturação.
A medida vem após a empresa registrar um prejuízo líquido de R$ 149 milhões no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 64,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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Além do encerramento de unidades, a estratégia da companhia também inclui cortes de custos e despesas fixas.
Vinte e cinco lojas já foram fechadas entre março e abril e outras 26 devem encerrar as atividades até o fim de maio.
Em dezembro de 2022, a Marisa já havia fechado 10 unidades. No total, a empresa possuía 330 lojas no final de março deste ano.
Por que a Marisa está fechando tantas lojas?
De acordo com a própria empresa, o objetivo do plano de reestruturação é fechar lojas que possuam margens de contribuição menores ou deficitárias, ou seja, que não estejam gerando lucros significativos para a companhia.
A varejista espera economizar milhões de reais anualmente com a medida, além de aumentar em R$ 62 milhões seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
Outra medida estratégica tomada pela Marisa durante o processo de reestruturação é a renegociação de dívidas com fornecedores e proprietários de imóveis.
Até o momento, aproximadamente 90% dos fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis já aderiram à renegociação de dívidas proposta pela empresa.
Quais foram os resultados no primeiro trimestre?
Apesar do prejuízo líquido registrado no primeiro trimestre, a receita líquida da Marisa no varejo cresceu 1,3% em comparação com o mesmo período de 2022, alcançando R$ 440,5 milhões.
A empresa afirma que esse crescimento deve-se principalmente ao aumento nas vendas em lojas físicas, mesmo considerando o fechamento das 91 unidades previsto para este ano.
Esta situação ilustra os desafios enfrentados por empresas do setor varejista em um cenário econômico ainda instável, com necessidade de adaptar-se às novas tendências do mercado e melhorar a eficiência operacional.
Qual será o futuro da Marisa?
A Marisa espera que as medidas de reestruturação apresentem resultados positivos no médio e longo prazo.
O fechamento de unidades deficitárias, redução de custos e renegociação de dívidas representam passos importantes na busca por uma maior lucratividade e sustentabilidade no mercado varejista.
Ainda assim, o sucesso da empresa dependerá também de sua capacidade de inovar e entender as necessidades dos consumidores, buscando novas oportunidades de crescimento e ganhando espaço no segmento de moda e varejo nacional.