Como conseguir a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita? Saiba como funciona o Programa CNH Popular
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que permite um indivíduo a conduzir veículos. Emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) e pelos órgãos de trânsito estaduais, a CNH é um documento de identificação indispensável para quem deseja dirigir legalmente no país.
Para obter a CNH, é necessário passar por um processo de habilitação, que envolve diversas etapas. O candidato deve ser maior de 18 anos, além de passar por exames médicos e psicológicos para verificar suas condições físicas e mentais para conduzir um veículo.
O processo para realizar a emissão do documento não é barato, por isso, muitas pessoas não conseguem emitir o documento. No entanto, existem algumas maneiras de conseguir a CNH de forma gratuita. Saiba como!
CNH gratuita no Brasil
O valor médio para a emissão da CNH no Brasil é R$3 mil reais. Por isso, o governo lançou a CNH Social, também conhecida como Programa CNH Popular. A iniciativa busca fornecer acesso à Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita para pessoas de baixa renda.
Leia mais:
CNH ganha nova categoria especial. Veja se você pode emiti-la
CIEE e Google oferecem mais de 60 mil bolsas de estudo para cursos de TI
O programa fornece a CNH na categoria A ou B ou, se já for habilitado, acrescentar uma categoria e, mudar para a categoria D ou E. É preciso atender a requisitos socioeconômicos, como estar inscrito em programas sociais e possuir renda mensal de até dois salários mínimos.
Além disso, se o beneficiário for estudante, é necessário apresentar documento que comprove matrícula regular em um sistema de ensino público. Confira os estados brasileiros que oferecem a CNH gratuita:
- Acre;
- Amazonas;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Tocantins.
É importante destacar que a CNH Social não implica na concessão automática da CNH, sendo necessário passar por todas as etapas regulares do processo de habilitação, como aulas teóricas, aulas práticas e exames.
Para verificar a disponibilidade de vagas na sua região, basta acessar a página do Detran da sua cidade. Normalmente, as vagas para a CNH são abertas no início de cada semestre do ano.