Nova política da Petrobras impacta preços de diesel e gasolina, priorizando custo alternativo do cliente. Confira as mudanças!
- Publicidade -
A Petrobras comunicou sua nova política de preços para combustíveis, diesel e gasolina, nesta terça-feira (16).
Leia mais:
Alta no preço dos combustíveis vai continuar em 2023?
Sede Insaciável: Os carros que bebem mais gasolina do que você imagina
- Publicidade -

A estatal informou que a paridade de preço internacional (PPI) deixará de ser uma ferramenta automática para precificação dos produtos.
Como funcionava o antigo sistema?
A PPI era utilizada desde 2016 e acompanhava as oscilações dos preços do petróleo no mercado internacional, sem permitir interferências governamentais.
Desde agora, a nova política terá como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.
- Publicidade -
Assim, o sistema que considerava basicamente as cotações do petróleo no mercado internacional será substituído por um novo modelo, que leva em conta também o mercado local.
O que muda com a nova política Petrobras?
De acordo com a Petrobras, a nova estratégia prioriza o “custo alternativo do cliente”, que leva em consideração as principais alternativas de suprimento.
Dessa forma, segundo a empresa, a nova política garantirá preços em patamar que permite a realização de investimentos do planejamento estratégico.
A estatal também informou que os reajustes de preços da gasolina e diesel continuarão sendo feitos sem periodicidade definida e evitando repasse da volatilidade aos preços.
A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando sua atuação em equilíbrio com o mercado.