Parece que o negócio tá feio demais pra Netflix, viu? Se você percebeu semelhanças entre a série sul-coreana Black Knight e o jogo de videogame japonês Death Stranding, criado por Hideo Kojima, você não está sozinho.
A série da Netflix, lançada na última sexta-feira (12), está sendo acusada de plágio em relação ao jogo de ação eletrônico lançado em 2019. No entanto, a Netflix nega essa acusação, explicando que o projeto se baseia em outra obra totalmente diferente.
Leia mais:
Jamie Foxx se recupera e irá apresentar novo Game Show!
Velozes e Furiosas: franquia pode ter filme focado em elenco feminino
Tim Burton ganha série documental com participação de Johnny Depp
As suspeitas de plágio surgiram há algum tempo, quando internautas assistiram ao primeiro trailer de Black Knight, estrelada pelo ator Kim Woo Bin. Naquela época, muitos observaram que a trama central da série tinha elementos bastante semelhantes aos de Death Stranding.
O game se tornou muito popular, mas não apenas por sua história. Já que o jogo conta com o ator Norman Reedus, de The Walking Dead, como personagem principal. Outros nomes como o de Guillermo Del Toro e Mads Mikkelsen também estão envolvidos em Death Stranding.
No entanto, a Netflix afirmou à mídia coreana que Black Knight é uma adaptação de uma webtoon escrita por Lee Yoon Kyun em 2016, ou seja, três anos antes do lançamento oficial de Death Stranding. Ou seja, segundo a Netflix, não seria possível que o drama sul-coreano fosse um plágio do jogo de Kojima.
Mas, há quem esteja duvidando disso, já que as duas tramas contam com histórias bem semelhantes. Black Knight segue um mundo pós-apocalíptico em que pessoas não podem viver sem um respirador. Então, um entregador faz o papel de levar o objeto para quem precisa.
E em Death Stranding, temos o protagonista do jogo que leva mantimentos para dentro e fora dos EUA. No meio de um mundo pós-apocalíptico. Então, ele precisa lidar com uma missão: salvar Amelie, a filha do ex-presidente do país.
Não é de agora que Netflix sofre acusações de plágio
Quem acompanha sabe que a plataforma de streaming está numa onda de acusações de plágio há um bom tempo. O caso mais famoso foi sobre 1899, dos criadores de Dark, e uma quadrinista brasileira.
Na época em que a primeira temporada da série foi lançada, a moça veio a público afirmar que 1899 era um plágio de uma HQ sua, apresentada anos antes. A briga foi tão grande que até os criadores da série fizeram publicações negando as acusações.
Apesar de tudo, não se sabe se é porque não deu a mesma audiência, ou se foi pela acusação de plágio, 1899 foi cancelada. E aí, você acha que Black Knight é plágio de Death Stranding?