Jovem acusa shopping de racismo em Fortaleza após expulsão
Jovem acusou o shopping de racismo após ser expulso por seguranças. Caso aponta importunação sexual negada e investigação em andamento.
Um jovem de 26 anos, identificado como Tomas Michael da Silva Adewoye, acusa um shopping de Fortaleza, no Ceará, de cometer ato racista após ser expulso do local por seguranças.
A administração do estabelecimento alega que a ação foi realizada em decorrência de suspeita de importunação sexual.
O que aconteceu no shopping de Fortaleza?
De acordo com o relato de Tomas, o incidente ocorreu na noite do último sábado (13) e ele registrou a ocorrência na 34ª DP no domingo (14).
Pessoas que acompanhavam Tomas no momento da abordagem dos seguranças gravaram vídeos do racismo.
As imagens mostram seguranças imobilizando o jovem, enquanto os outros afastam pessoas do local. Em nota, o Shopping Benfica comunicou que está analisando as imagens e chamou Tomas para ouvir sua versão.
Segundo o comunicado, a ação foi necessária, pois o jovem estaria gravando mulheres com um aparelho celular, segundo o que relatou o supervisor dos seguranças.
Qual a versão de Tomas do racismo?
Tomas nega a acusação de importunação sexual e alegou ter sido xingado enquanto estava imobilizado pelos seguranças.
Ele afirma estar com ferimentos leves na orelha. “Do lado de fora, os seguranças chamaram uma mulher lá de dentro, que eu não tinha visto e nem se identificou, para dizer aos policiais que eu estava importunando a filha dela”, contou Tomas.
Ele relatou que foi ao shopping para fazer compras com a família e amigos e que, em determinado ponto, separou-se deles e foi até um bar na praça de alimentação.
“Parei para beber uma cerveja e fiz vídeos de mim mesmo para câmera, não filmei ninguém. Já tinha percebido que estava sendo vigiado por três seguranças. Não fiz nada e quase fui para a delegacia por importunação sexual”, afirmou Tomas.
Como estão as investigações?
A Secretaria de Segurança de Fortaleza, até o momento, não se pronunciou sobre o andamento das investigações envolvendo o caso.
Por outro lado, o Shopping Benfica disse em nota que está apurando as filmagens e entrevistou Tomas para entender a situação.
Diante dessa situação, é fundamental aguardar o desdobramento das investigações e o posicionamento das autoridades competentes.
A acusação de racismo não deve ser desconsiderada, assim como a denúncia de importunação sexual, caso seja comprovada.
É importante lembrar que o respeito deve prevalecer sempre e que situações como essa são inadmissíveis.