A história por trás do Dia das Mães: a luta de uma ativista que perdeu 10 filhos
O Dia das Mães é uma tradição que tem sido celebrada em diversos países ao redor do mundo, ainda que a data exata e as maneiras de comemoração possam variar.
- Publicidade -
A ideia de homenagear as mães tem suas raízes na Grécia e Roma antiga, onde eram realizadas celebrações relacionadas às deusas da maternidade e fertilidade.
No entanto, a data moderna do Dia das Mães teve origem nos Estados Unidos no início do século XX. A celebração ocorreu no dia 26 de abril de 1910, nos Estados Unidos. Descubra mais sobre o assunto!
Leia mais:
Descubra os 4 Ingredientes Essenciais da Cerveja Puro Malte
- Publicidade -
Origem do dia das mães
Ann Jarvis foi uma ativista responsável por iniciar uma campanha para criar um dia especial em homenagem às mães. Ann era uma fervorosa defensora da educação e do bem-estar das mulheres e crianças. Ela fundou clubes de mães em sua comunidade.
O motivo de tudo isso é que a ativista perdeu dez filhos por doenças infantis. Além disso, Ann atendia soldados feridos durante a Guerra Civil e no pós-guerra onde ajudava as famílias a se reconciliarem.
Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, proclamou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães. Anna Jarvis dedicou o resto de sua vida a promover o feriado e a garantir que ele fosse celebrado em todo o país.
Entretanto, Anna Jarvis, filha da ativista, ficou revoltada quanto a comercialização da data.
- Publicidade -
Ela nunca quis que se tornasse um dia para dar presentes caros e onerosos, como outros feriados se tornaram no início do século 20″, disse Katharine Antolini, autora de um livro sobre Anna, à BBC Brasil.
Dia das mães no Brasil
O Dia das Mães chegou ao Brasil em 1932. A data foi oficialmente instituída no país pelo presidente Getúlio Vargas através de um decreto, que estabeleceu o segundo domingo de maio como o Dia das Mães no Brasil.
Desde então, o dia se tornou uma data muito importante no calendário brasileiro, sendo celebrado em todo o país com presentes, flores, cartões e almoços em família. Confira as datas celebradas em alguns países.
- Noruega: 2° domingo de fevereiro;
- África do Sul e Portugal: 1° domingo de maio;
- Argentina: 2° domingo de outubro;
- Espanha: 8 de dezembro.