- Publicidade -

Despencou: Meteorito acerta residência nos Estados Unidos e assusta moradores

0

No último dia 9, os Estados Unidos foi palco de um lindo evento astronômico: a chuva de meteoros Eta Aquariid. Entretanto, por mais bonito que seja, ele causou um verdadeiro estrago em uma casa, em Nova Jersey.

- Publicidade -

Acontece que um fragmento de uma rocha metálica acabou atingindo o telhado de uma residência. As investigações indicam que pode ser um meteorito, mas ainda está sob estudos.

Segundo o Departamento de Polícia de Hopewell Township, a casa estava ocupada por seus moradores, entretanto ninguém ficou ferido com a colisão. O objeto tem em torno de 10 a 15 centímetros e causou um verdadeiro susto.

Credito: POLÍCIA MUNICIPAL DE HOPEWELL

Confira um trecho do pronunciamento oficial do tenente de operações do Departamento de Polícia de Hopewell Township, Luis Vastola:

- Publicidade -

Facilitamos uma reunião com um astrofísico e os residentes envolvidos. O objeto será testado em algum momento, mas com base no feedback que recebemos de vários telefonemas, parece que se trata de um meteorito neste momento.

Entenda a entrada de meteoros na Terra

A cada ano, a Terra é atingida por centenas de meteoros com diferentes tamanhos e formas. Os asteroides adentram a atmosfera a uma velocidade de cerca de 12 quilômetros por segundo.

Ele acaba empurrando o ar à sua frente e, assim, gerando superaquecimento, o que resulta na vaporização da superfície da rocha.

À medida que os asteroides prosseguem em sua trajetória, eles perdem velocidade e queimam progressivamente, podendo até mesmo se desintegrar completamente.

- Publicidade -

Contudo, no caso de asteroides grandes, com diâmetro superior a 50 a 100 metros, eles geralmente não perdem velocidade, o que lhes permite sobreviver e atingir o solo.

É provável que o meteorito que caiu em Nova Jersey esteja relacionado à chuva de meteoros Eta Aquariid, que está ocorrendo atualmente e atingiu o pico em 6 de maio.

Essa chuva é gerada por fragmentos do famoso cometa Halley, que foram deixados para trás durante sua aproximação à Terra. Então, agora pelos motivos explicados acima, o meteorito não se desintegrou e atingiu o solo.

Felizmente, a queda do meteorito não danificou a estrutura da casa nem expôs a família a quaisquer materiais perigosos. De acordo com o departamento de polícia, os moradores estão seguros e as investigações sobre o incidente foram concluídas.

Possivelmente agora o fragmento será recolhido para mais estudos, como geralmente é feito. Inclusive, no Brasil existem pesquisas semelhantes a esta. O fragmento mais famoso de um meteorito no país está localizado no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

Conhecido como Bendegó, ele foi encontrado em 1784 no sertão do estado da Bahia, região da atual cidade de Monte Santo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas