Confira a repercussão da morte de David Miranda, ex-deputado federal, que chocou o Brasil!
Na manhã desta terça-feira (9), David Miranda, ex-deputado federal, faleceu no Rio de Janeiro aos 37 anos, conforme anunciado por seu marido, o jornalista Glenn Greenwald.
Nas redes sociais, políticos e familiares expressaram suas condolências à família. O filho de David, Marcelo Martins, também compartilhou uma mensagem de amor ao pai.
Personalidades como o presidente Lula (PT), o rapper Emicida, Carlos Lupi (presidente do PDT), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados) e Chico Alencar (deputado federal pelo PSOL-RJ) prestaram homenagens ao falecido. Confira:
Grandes personalidades, como políticos, cantores e outras figuras vieram à público para prestar sua última homenagem a David Miranda. Infelizmente, o ex-deputado não aguentou as complicações devidos as infecções que sofreu por conta de uma infecção gastrointestinal.
O político foi responsável por defender muitas causas e atuar ativamente contra a corrupção. A informação de sua morte foi confirmada nesta terça (09), durante a manhã, quando foi que a notícia tomou conta das redes sociais após confirmação.
Quem foi David Miranda?
David Miranda foi um político e ativista brasileiro que nasceu em 10 de maio de 1984, no Rio de Janeiro. Ele se tornou conhecido por seu ativismo na defesa dos direitos LGBT+ e foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro pelo partido PSOL em 2018, com 66.363 votos.
Ele assumiu o cargo em 2019, após Jean Wyllys renunciar ao mandato por ameaças de morte. Na Câmara dos Deputados, Miranda atuou na defesa das liberdades civis, da transparência e da luta contra a corrupção.
Ele também era casado com o jornalista americano Glenn Greenwald e tinha dois filhos adotivos. Inclusive quem trouxe a informação da morte do ex-deputado foi o próprio Greenwald.
O ex-deputado iniciou sua luta ao ser hospitalizado em 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal. Entretanto, também mas enfrentou sucessivas infecções e uma septicemia. Em março, o jornalista marido de Miranda compartilhou um relato emocionante sobre os meses em que David esteve internado.
“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis. Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez.”
Grandes personalidades, como políticos, cantores e outras figuras vieram à público para prestar sua última homenagem a David Miranda.