Limpeza e higiene: você sabe a diferença? Saiba porque casa limpa nem sempre é sinal de saúde
Será que ter uma casa totalmente limpa é realmente essencial? Uma limpeza profunda significa limpar áreas que geralmente não são limpas regularmente, como atrás de móveis, embaixo de tapetes, armários e outras áreas de difícil acesso.
Segundo especialistas, é preciso tomar muito cuidado para não confundir limpeza com boa higiene. Entenda o motivo!
Limpeza profunda x boa higiene
A pandemia de covid-19 fez com que muitas pessoas aumentassem a frequência e a intensidade da limpeza doméstica. Com uma pandemia, houve uma maior conscientização sobre a importância da higiene e da limpeza para prevenir a ocorrência do vírus.
A presidente do Fórum Científico Internacional sobre Higiene Doméstica, Sally Bloomfield, disse que a pandemia foi o fator que incentivou o hábito.
As pessoas têm obsessão pela limpeza como meio de se proteger contra os germes. Está em algum lugar do DNA que nós associamos limpeza à saúde… Nós evoluímos para ter um reflexo de aversão e evitar coisas que sejam desagradáveis ou mal cheirosas, disse a presidente.
Mas afinal, limpeza e higiene são a mesma coisa?
Limpeza e higiene não são a mesma coisa, embora estejam relacionados. A limpeza é o processo de remoção de sujeira, poeira, manchas e outros resíduos de superfícies, objetos e áreas. Já a higiene, se refere à prevenção de doenças, incluindo a limpeza adequada de superfícies e objetos com o intuito de proteger contra germes e bactérias.
Ou seja, enquanto que a limpeza está ligada a manter as superfícies visivelmente limpas, a higiene vai além das aparências. É um cuidado muito mais profundo, que utiliza da desinfecção e esterilização das superfícies em busca de promover saúde.
Todos nós devemos praticar a “higiene direcionada” na nossa vida diária e reconhecer quando os micróbios nocivos podem se espalhar, diz Sally.
9 momentos ideais para realizar uma boa higiene
Segundo o Fórum Científico Internacional sobre a Higiene Doméstica, existem alguns momentos adequados para se realizar uma boa higiene. São eles:
- Ao comer com as mãos;
- Ao cuidar de animais de estimação;
- Ao cuidar de pessoas infectadas;
- Ao manusear qualquer tipo de alimento;
- Ao manusear e descartar lixo;
- Ao manusear e lavar roupas e tecidos “sujos”;
- Ao tocar em superfícies usadas muitas vezes por outras pessoas, como o transporte público;
- Ao tossir, espirrar ou quando o nariz estiver sangrando;
- Ao usar o banheiro e trocar fraldas.