Se você sofre de hipertensão arterial, evite ESTAS frutas e ESTES legumes
Indivíduos com hipertensão arterial devem prestar atenção aos tipos de frutas e vegetais que consomem, já que alguns desses alimentos contêm tiramina, um subproduto natural do aminoácido tirosina. Ter níveis elevados de aminoácidos no sangue é um dos fatores de maior risco para desencadear enxaquecas.
Há evidências que sugerem que níveis elevados de tiramina podem provocar picos perigosos na pressão arterial de certos indivíduos. As pessoas que tomam Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAOs), um tipo específico de antidepressivo, precisam ter especial cuidado com as frutas e vegetais que consomem.
Os IMAOs possuem diversas interações medicamentosas e alimentares graves, já que bloqueiam os oxidantes de monoamina, o que pode resultar em aumentos perigosos na pressão sanguínea quando combinados com certos alimentos.
Hipertensão x Tiramina
Os alimentos que contêm o aminoácido tiramina são os que podem gerar mais problemas em indivíduos que tomam IMAOs.
De acordo com a Science Direct, a tranilcipromina é considerada a mais perigosa dentre as várias opções de IMAOs, devido à sua ação estimulante, enquanto a moclobemida e a brofaromina apresentam menor chance de induzir uma reação de hipertensão.
Frutas cítricas, como laranja, toranja, lima, tangerina e limão, são ricas em tiramina, assim como certas frutas tropicais, como bananas maduras, abacates e abacaxi.
Essas frutas devem ser evitadas por pessoas com sensibilidade à tiramina. Além disso, vegetais e legumes como chucrute, pimenta, beterraba e pepino em conserva também possuem altos níveis de tiramina em sua composição.
É importante lembrar que as quantidades de tiramina nos alimentos podem variar devido a diferentes modos de processamento, armazenamento e preparação.
Por esse motivo, é fundamental que as pessoas que tomam IMAOs conversem diretamente com um nutricionista ou médico para desenvolver uma dieta específica com baixo teor de tiramina.