- Publicidade -

Frutas vermelhas e roxas são aliadas na queima de gordura, segundo endocrinologista

0

Recentes pesquisas sugerem que frutas ricas em antocianinas podem impulsionar a queima de gordura corporal. As antocianinas, poderosos antioxidantes presentes em frutas com tons vermelhos, azuis e roxos, como mirtilos, cerejas, uvas pretas, morangos, amoras, framboesas e romãs, têm sido objeto de estudos que revelam a relação entre uma dieta rica nesses alimentos e a queima de gordura.

- Publicidade -

Embora o mecanismo exato ainda não esteja claro, estudos apontam que o consumo de frutas ricas em antocianinas pode estar relacionado a um aumento na oxidação de gordura corporal. Esse efeito pode ser explicado por diversos fatores, incluindo uma possível melhora na atividade enzimática, redução na absorção de gordura intestinal e estímulo à atividade de enzimas específicas envolvidas na oxidação de gordura no tecido adiposo.

Além disso, o transporte de ácidos graxos para as mitocôndrias e o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos em atividade também parecem contribuir para esse efeito de aceleração na queima de gordura.

Estudo aponta que mirtilo é uma fruta poderosa que auxilia no emagrecimento

Um estudo recente publicado na revista Nutrients mostrou que o consumo de mirtilos silvestres pode aumentar a queima de gordura em homens saudáveis submetidos a treinamento aeróbio. Onze homens com idade média de 26 anos e peso médio de 75kg completaram um protocolo de exercícios pedalando a 65% do VO2 pico por 40 minutos após uma restrição de consumo de frutas ricas em antocianinas por duas semanas.

- Publicidade -

Após a restrição, os participantes consumiram 375 gramas por dia de mirtilos por duas semanas antes de repetir o protocolo de exercícios. O consumo de mirtilos aumentou a queima de gordura em 19,7% aos 20 minutos e 31,1% aos 40 minutos, além de reduzir a queima de carboidratos em 10,1% aos 20 minutos e 14,8% aos 40 minutos de ciclismo a 65% de VO2 pico.

Os resultados sugerem que as antocianinas presentes nos mirtilos podem aumentar a taxa de oxidação de gorduras durante atividade de intensidade moderada em homens saudáveis e ativos.

De acordo com o estudo, o consumo de mirtilos pode aumentar a queima de gordura durante um protocolo de exercício de intensidade moderada em homens saudáveis e treinados. Esses resultados são relevantes, uma vez que muitas pessoas buscam maneiras de melhorar o desempenho, a saúde e a composição corporal por meio da queima de gordura.

É importante ressaltar que uma dieta balanceada e variada é fundamental para uma vida saudável. No entanto, o estudo desperta a curiosidade sobre os alimentos ricos em antocianinas, que podem ser uma opção para alcançar esses objetivos. O acompanhamento nutricional também é essencial.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas