- Publicidade -

Finalmente a COVID-19 deixou de ser uma pandemia em nota oficial da OMS!

0

Após mais de três anos de angústia e sofrimento, finalmente é possível dizer que a pandemia de COVID-19 acabou.

- Publicidade -

Sabemos que desde o ano passado (2022) as pessoas já começaram a retornar gradualmente para suas atividades cotidianas, e por meados do mesmo ano, a máscara de proteção facial deixou de ser obrigatória.

Porém, foi somente nesta sexta-feira, dia 5 de abril de 2023, que a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou oficialmente o fim da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC, em inglês).

COVID-19
Fonte: Paho/reprodução.

Sendo assim, ainda que a COVID-19 seja um problema internacional que necessita ser fiscalizado, ele já não mais se enquadra como uma pandemia. Essa decisão foi possível graças à diminuição de casos desde que começou a vacinação contra o vírus.

- Publicidade -

Por conta da vacinação, bilhões de pessoas ao redor do mundo pararam de ser internadas por conta do vírus. A doença que antes possuía uma taxa de mortalidade assustadora, agora passou para poucos casos, tudo graças aos esforços de cientistas e profissionais de saúde.

Como a OMS tomou a decisão de “finalizar” a pandemia de COVID-19?

Nesta sexta-feira (05) houve a 15ª reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) da OMS. Após a análise do quadro atual da doença e do vírus, os profissionais envolvidos compreenderam que o título de pandemia não mais se encaixa ao contexto da COVID-19. 

Porém, o diretor-geral da OMS, ‘Tedros Adhanom Ghebreyesus’, alertou que o vírus não deve ser tratado levianamente. Ou seja, ainda que o estado de pandemia não exista mais, o vírus ainda está presente no mundo e necessita de atenção de todos os governos.

Abaixo poderá ver um trecho da declaração do diretor-geral:

- Publicidade -

“Estamos todos cansados ​​desta pandemia e queremos deixá-la para trás. Mas esse vírus veio para ficar e todos os países precisarão aprender a gerenciá-lo junto com outras doenças infecciosas”.

Apesar da diminuição do estado de emergência da COVID-19, a OMS divulgou uma série de recomendações para todos os países com o objetivo de protegê-los não só contra a doença, mas também contra outras doenças respiratórias e possíveis pandemias futuras.

Algumas dessas recomendações pode ser vistas a seguir:

  • Manter apoio à instituições de pesquisa
  • Estabelecer planos contra doenças respiratórias e pandemias
  • Incluir programas de vacinação vitalícios contra a COVID-19
  • Reestabelecer programas de saúde impactados pela pandemia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas