Em um ano, vendas da Shein no Brasil quadruplicaram, aumentando significativamente a receita da empresa
De acordo com estimativas, a Shein tem apresentado um crescimento expressivo em vendas no Brasil. Em 2022, a varejista chinesa deve atingir um faturamento de R$ 8 bilhões no país, representando um aumento de 300% em relação ao ano anterior, quando registrou R$ 2 bilhões.
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Shein supera Amazon
Ainda em 2021, a empresa alcançou uma receita global de US$ 16 bilhões em vendas, consolidando-se como o aplicativo de e-commerce mais popular para iPhone e Android, superando a Amazon.
Durante a pandemia, as compras online aumentaram significativamente no Brasil, refletindo no aumento de remessas internacionais recebidas pelos Correios. Em 2020, foram 51 milhões de remessas, em média 140 mil por dia.
Segundo a Receita Federal, a maioria dessas encomendas é composta por importações realizadas por pessoas físicas em sites de e-commerce, como Shein, Shopee e AliExpress. Em 2022, o número de pacotes internacionais triplicou, chegando a 176 milhões, o que equivale a uma média diária de 483 mil entregas.
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O anúncio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o fim da isenção para compras internacionais entre pessoas físicas no valor de até 50 dólares gerou polêmica. O objetivo do governo era arrecadar até 8 bilhões de reais com a mudança na tributação, mas a ideia foi engavetada devido à má repercussão.
Agora, Haddad promete intensificar a fiscalização para evitar fraudes nesse tipo de transação, comum no comércio online de roupas e alimentos. Em 2022, a Receita Federal arrecadou R$ 1,5 bilhão com as remessas internacionais.