Idade mínima para casamento: Confira o que diz a Lei brasileira
O casamento é uma união legal e social entre duas pessoas que desejam compartilhar suas vidas e construir um futuro juntas. O evento pode ser celebrado em diferentes locais e com diferentes cerimônias, desde uma simples troca de votos em um cartório até uma cerimônia elaborada em uma igreja ou local de destaque.
No Brasil, um acontecimento recente chamou atenção de muitas pessoas, um prefeito da cidade de Araucária, no Paraná, se casou com uma adolescente de apenas 16 anos. O fato levantou um questionamento sobre a idade mínima para se casar. Entenda toda a polêmica!
Idade mínima para casamento
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil é o quarto país do mundo a ter mais casamentos infantis. Os outros três países são Índia, Bangladesh e Nigéria. Por esse motivo, o governo brasileiro sancionou a Lei 13.811, que impede casamentos para menores de 16 anos.
Cássio Schneider Bemvenuti, coordenador do curso de Direito da Universidade Feevale comenta sobre a medida do governo.
A legislação permitia que, no caso dos menores de 14 anos, se casando, extinguia a punibilidade. Eu acho horrível, porque está utilizando o casamento como tutela moral, está excluindo a vulnerabilidade da criança: Casou e está tudo bem, disse o especialista.
A legislação brasileira proíbe o casamento de crianças com menos de 16 anos, mesmo com consentimento dos pais ou responsáveis. Além disso, a prática do casamento infantil é considerada ilegal e prejudicial ao desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças e adolescentes, interferindo em seus direitos à educação, saúde e proteção contra a violência.
Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos pais ou legais e autorização judicial para o casamento. Essa autorização judicial é concedida se houver motivos justificados, como gravidez precoce ou necessidade de emancipação do menor.
Ainda segundo Cássio, caso seja encontrado irregularidades, a anulação do casório pode ser feita em até 180 dias após a data da certidão emitida em cartório, desde que seja comprovado alguma situação como erro, dolo ou coação.
A luta contra o casamento infantil é um compromisso global e foi estabelecido como uma meta no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e emponderamento das mulheres e meninas.