ESTAS doenças dão direito a aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pessoas que ficam incapacitadas de trabalhar em decorrência de uma doença ou acidente. Para ter direito ao benefício, é preciso comprovar a incapacidade por meio de exames médicos e perícias realizadas pelo próprio INSS.
De acordo com o Governo Federal, mais de 20 milhões de brasileiros já estão aposentados pelo INSS, seja por idade ou por invalidez. No entanto, muitos trabalhadores desconhecem os seus direitos no caso de aposentadoria por invalidez. Confira mais detalhes!
Aposentadoria por invalidez
Para solicitar aposentadoria por invalidez, é necessário seguir alguns passos para finalizar o processo de forma online. Primeiramente é necessário acessar o aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para iOS e Android. Após isso, realize o login colocando CPF e senha. Em seguida, clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”.
Vale ressaltar que é possível solicitar também pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social ou pelo telefone através do número 135.
Doenças que se encaixam no INSS
Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar a incapacidade por meio de exames médicos e perícias realizadas pelo próprio INSS. Confira as doenças garantem a aposentadoria por invalidez:
- Abdome agudo cirúrgico;
- Acidente vascular encefálico agudo;
- AIDS;
- Alienação mental;
- Câncer;
- Cardiopatia grave;
- Cegueira;
- Doença de Paget;
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Hanseníase;
- Hepatopatia grave;
- Nefropatia grave;
- Paralisia incapacitante e irreversível;
- Radiação por medicina;
- Tuberculose.
O valor da aposentadoria por invalidez é calculado com base na média das contribuições do trabalhador para o INSS. O valor mínimo do benefício é o salário mínimo nacional e o máximo é o teto do INSS. É importante que o paciente apresente todos os documentos médicos que comprovem a incapacidade e os tratamentos realizados.
Após a perícia médica, o INSS irá analisar o pedido de aposentadoria por invalidez e emitir uma decisão. Caso o benefício seja concedido, os beneficiários recebem o valor do benefício a partir dos dados de entrada do pedido.