TOP 5 dicas que vão te ajudar a combater a obesidade
A condição de obesidade se caracteriza pelo excesso de peso que provém do acúmulo de gordura corporal. A obesidade foi considerada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre os motivos estão o acesso mais fácil a cirurgias bariátricas e a maior conscientização sobre a doença.
O Atlas Mundial da Obesidade divulgou através da Federação Mundial da Obesidade que a estimativa para 2030 no Brasil é que 29,7% da população adulta viva sob a condição de obesidade, sendo 33,2% mulheres e 25,8% homens.
Os dados de 2021 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o índice de obesidade ficou em 22,35% no Brasil. A obesidade, assim como o sobrepeso aumentaram no período de isolamento devido a pandemia do vírus da Covid-19.
Mas afinal, o que causa a obesidade?
É certo afirmar que não trata-se de uma “irresponsabilidade” da pessoa e sim de condições como genes, hormônios, rotina, ambiente, acesso a alimentos mais saudáveis etc. Entre as consequências da obesidade estão o aumento no risco da hipertensão, do AVC, da diabetes, e até mesmo de alguns tipos de câncer.
Por isso, o combate à obesidade tem tido cada vez mais notoriedade, sendo uma doença crônica, ou seja, podendo ser causada por diversos motivos, ela é capaz de interferir em diferentes aspectos do dia a dia.
A fisioterapeuta e especialista em bem-estar da WinSocial Giselle Felix deixou 5 dicas para o combate à obesidade e para uma rotina mais saudável.
1. A construção da consciência alimentar
É necessário planejar e organizar a rotina no que diz respeito ao preparo das refeições. Não é constantemente proibido comer doces e industrializados, no entanto, é necessário sempre que um limite seja estabelecido.
Uma dieta saudável constitui um prato rico em vitaminas e nutrientes, na ausência desse hábito saudável a construção dessa consciência alimentar já torna-se uma saída. Ela exemplifica quando diz para que se questione a fome.
2. Beber bastante água
Assim como para tudo no que diz respeito à saúde, o hábito de beber mais água também é indicado para pessoas que buscam emagrecer. Dentro os muitos benefícios da água estão a desintoxicação, a melhor digestão, a melhora do metabolismo e sobretudo a hidratação.
3. Qualidade de sono
Uma rotina tranquila de sono influencia nas células neuroendócrinas e em outras funções corporais. O humor, a energia e os hormônios relacionados ao apetite podem ser afetados por uma má noite de sono.
4. Exercícios físicos
De fato, o sedentarismo é um problema no Brasil, a OMS o considera o país mais sedentário da América Latina. É necessário manter regularmente as atividades físicas, mesmo após ter perdido o peso desejado.
Diferentes cálculos de horas semanais são estabelecidos para diferentes objetivos, o importante é ter sempre o auxílio de um profissional. Pessoas sob a condição de obesidade que mantêm uma rotina de exercícios têm os riscos das doenças consequentes reduzidos. Com isso, o combate ao sedentarismo reduz o risco de mortalidade.
5. Dê o primeiro passo
A fisioterapeuta aconselha ainda que mesmo com medo ou preguiça é necessário dar o primeiro passo invés de frequentemente adiá-lo. Respeitar o ritmo do corpo é algo importante, lembrar-se que a ideia principal não é esculpir o corpo perfeito e não realizar desafios fora do comum também são outros pontos de suma importância.
O primeiro passo deve ser dado em prol do bem-estar. A rotina saudável ajuda na energia e em tarefas simples do dia a dia. Por fim, a fisioterapeuta afirma que todo movimento conta.