- Publicidade -

Será que vale a pena? Bancos oferecem antecipação da restituição do Imposto de Renda

0

A antecipação da restituição do Imposto de Renda é uma forma de empréstimo disponibilizada pelos principais bancos brasileiros.

- Publicidade -

Essa modalidade de crédito permite que o correntista que declarou o IR receba o dinheiro da restituição antes do prazo oficial, mediante o pagamento de juros e IOF.

Normalmente, os bancos concedem a antecipação apenas para aqueles que optaram por receber a restituição em suas contas correntes e a taxa de juros pode variar de acordo com a instituição financeira escolhida.

Imposto de Renda ; IPVA
Fonte: Olhar Digital

Em geral, a dívida é quitada automaticamente quando a restituição é depositada na conta do contribuinte e é possível antecipar até 100% do valor.

- Publicidade -

Com a temporada de Imposto de Renda de 2023 em curso, muitos contribuintes aguardam ansiosamente pela restituição.

A Receita Federal já divulgou que aqueles que enviarem a declaração até 10 de maio têm maiores chances de receber a restituição no primeiro lote, que será pago no final de maio.

Será que é uma opção para mim?

Empréstimo com restituição antecipada do Imposto de Renda pode gerar custos adicionais para o contribuinte.

Mesmo que seja uma opção vantajosa em situações emergenciais, como despesas médicas inesperadas ou substituição de dívidas com juros mais altos, é importante ter cautela.

- Publicidade -

Isso porque, caso o contribuinte caia na malha fina, precisará arcar com o contrato do empréstimo, mesmo que haja mais restituição ou mesmo se houver imposto a pagar.

Além disso, as taxas de juros informadas pelos bancos costumam ser as nominais, e o custo total da operação pode ser mais alto, incluindo taxas de serviços, tributos e despesas. Portanto, é essencial conferir no contrato o CET (Custo Efetivo Total) da operação.

Em geral, a recomendação é evitar tomar esse tipo de empréstimo para consumo ou outras situações que possam ser adiadas.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

Lembrando que o calendário se trata do ano vigente, 2023:

  • 1º lote: 31 de maio de 2023
  • 2º lote: 30 de junho de 2023
  • 3º lote: 31 de julho de 2023
  • 4º lote: 31 de agosto de 2023
  • 5º lote: 29 de setembro de 2023

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas