Navio que afundou nos EUA é achado após mais de 130 anos
A Ironton colidiu com o Ohio enquanto tentava evitar uma colisão com a Moonlight, que havia mudado de curso repentinamente.
A tripulação da Ironton conseguiu abandonar o navio antes que ele afundasse, mas um tripulante acabou morrendo. A causa exata da colisão nunca foi determinada.
A descoberta do naufrágio da Ironton é importante porque pode ajudar a esclarecer o que aconteceu naquele dia fatídico em 1894.
Os naufrágios nos Grandes Lagos são muito bem preservados devido às águas frias e escuras, o que significa que eles podem fornecer informações valiosas sobre a história marítima da região.
A equipe do NOAA usou um sonar de varredura lateral e um veículo operado remotamente para encontrar a Ironton a uma profundidade de 40 metros.
As imagens revelaram um navio incrivelmente bem preservado, com seus três mastros ainda em pé e grande parte do cordame intacto.
A equipe agora planeja continuar a explorar o naufrágio para aprender mais sobre o que aconteceu com o navio e sua tripulação.
O que aconteceu com o navio?
A frota de barcaças escunas, incluindo a Ironton, era usada para transportar diversos tipos de carga, como trigo, carvão, milho, madeira e minério de ferro, pela região dos Grandes Lagos, sendo rebocadas por navios a vapor.
Em 26 de setembro de 1894, por volta das 12h30, a Ironton e outra escuna chamada Moonlight eram rebocadas pelo navio a vapor Charles J. Kershaw pelo Lago Huron quando houve uma falha no motor deste último.
Devido ao tempo ruim e aos ventos fortes, as duas escunas foram empurradas perigosamente para perto do navio avariado.
Com medo de uma colisão, a tripulação da Moonlight cortou o cabo de reboque da Ironton, deixando-a à deriva.
O capitão Peter Girard e sua tripulação tentaram recuperar o controle da Ironton, mas o vento a levou a uma rota de colisão frontal com o Ohio, que estava transportando mil toneladas de grãos.
De acordo com o sobrevivente William Wooley, estava escuro demais para ver o Ohio até que fosse tarde demais, e a Ironton acabou atingindo o navio com sua proa de estibordo, abrindo um buraco de 3,6 metros no casco do Ohio.
O Ohio afundou rapidamente, mas a tripulação de 16 membros conseguiu escapar em botes salva-vidas e foi resgatada por navios próximos.
Já a tripulação da Ironton teve menos sorte, pois a barcaça se afastou muito e ficou fora da vista das embarcações de resgate.
Quando a escuna afundou, a tripulação embarcou em um bote salva-vidas, mas ninguém se lembrou de desamarrar a corda que prendia o bote, então todos foram puxados para baixo com o navio.
O outro sobrevivente, William Parry, conseguiu chegar à superfície e agarrar uma bolsa de marinheiro.
Ele viu Wooley por perto, agarrado a uma caixa, e nadou até lá. Posteriormente, foram resgatados por um navio que passava, mas Girard e os outros quatro tripulantes morreram no incidente.