- Publicidade -

Fraudes na portabilidade: Anatel age para proteger os consumidores

0

Os consumidores podem ficar tranquilos! Anatel aumenta rigor na fiscalização da portabilidade. Nós mostramos como se proteger!

- Publicidade -

A Anatel emitiu novas diretrizes para a portabilidade de números de telefones móveis, com o objetivo de aumentar a segurança do procedimento.

Agora, quando alguém quiser trocar de operadora e manter o número atual, receberá um SMS de confirmação.

Se a mensagem de solicitação de portabilidade de número de celular não for respondida em 30 minutos, o processo será cancelado e só poderá ser retomado se o cliente entrar em contato com a operadora, que terá que enviar novamente a solicitação.

Essa medida de segurança adicional é semelhante a um sistema de verificação em duas etapas. Mesmo se o cliente tiver confirmado a solicitação por mensagem, ainda poderá cancelar a operação caso mude de ideia.

- Publicidade -

A nova regra passa a valer a partir desta segunda-feira (24) para números de pessoas físicas com o DDD 64 e será implementada gradualmente em outras regiões nos próximos dias.

A medida da Anatel

Desde 2008, a Anatel tem garantido o processo de portabilidade, e mais de 83,17 milhões de trocas de operadoras já foram realizadas, de acordo com a ABR Telecom.

A medida é indicada para quem busca planos diferentes dos oferecidos pela provedora atual e até mesmo para aqueles que precisam de maior cobertura.

Para solicitar a portabilidade, interessados devem entrar em contato com a empresa para a qual desejam migrar e informar alguns dados, como o número do celular e a prestadora atual.

- Publicidade -

Com a nova regra, a pessoa receberá um SMS questionando o pedido de migração e deverá responder “SIM” ao contato que enviou a mensagem.

Se todos os dados e informações da solicitação estiverem corretos, a conclusão do processo de portabilidade de número de celular deve ocorrer em até três dias.

Essa medida adotada pela Anatel lembra a autenticação em dois fatores, bastante comum entre grandes plataformas digitais como Google, Facebook, PayPal e Mercado Livre. Todas elas aplicam um segundo fator de confirmação para dificultar o acesso a uma conta.

Com a nova regra de portabilidade, a Anatel busca aumentar a segurança do processo e evitar possíveis fraudes ou golpes na transferência de números de celular entre operadoras.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas