Venda ilegal de fotos de necrópsia de Marília Mendonça causa indignação entre os fãs
Cristian Cordeiro Apolo, um criminoso do Rio Grande do Sul, vem abordando fãs da cantora Marília Mendonça. Seu objetivo principal é lucrar com as fotos vazadas da cantora durante o procedimento de necrópsia.
O criminoso conseguiu diversos contatos em grupos de fãs de Marília Mendonça no aplicativo de mensagens WhatsApp.
De forma fria, o homem começa a conversa enviando algumas imagens da cantora falecida e cobrando por outras fotos ”exclusivas”. Segundo alguns prints de conversas, o valor dos registros variam entre R$ 2 e R$ 10.
“Tenho as 10, e já derrubaram todos os sites que tinha”, diz, o criminoso que cobra pelas fotos vazadas do Instituto Médico Legal (IML).
Ainda na conversa, o homem divulga um número de CPF como chave para um pagamento instantâneo (Pix). Assim, após uma busca foi confirmado que ele é dono de uma empresa registrada como Microempreendedor Individual (MEI), sediada em Caxias do Sul (RS).
Um dos fãs da cantora que foi abordado pelo criminoso, afirma que ficou em choque com as fotos.
“Eu tinha o sonho de conhecer a Marília, amo demais aquela mulher, e não queria ter visto ela daquele jeito. Foi muito ruim”, disse a fã que não quis se identificar.
Polícia Civil do Distrito Federal está realizando prisões
Um outro criminoso que também espalhava fotos de corpos de artistas falecidos acabou preso. O homem de 22 anos, utilizava o Twitter e chegou a postar fotos de Marília Mendonça, Cristiano Araújo e Gabriel Diniz.
Chamada de Fenrir, a operação tem o objetivo de reprimir os crimes envolvendo o vazamento desse tipo de imagem na internet. No Brasil, esse tipo de crime é chamado de vilipêndio de cadáver, um crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 212 que consiste em praticar ato de desrespeito, ultraje ou profanação a um cadáver.
Esse ato pode ser transmitido de diversas formas, como mutilação, vilipêndio, ocultação ou destruição do cadáver. A pena para esse crime pode ser detenção de 1 a 3 anos e pagamento de multa.