- Publicidade -

10% dos empregos verdes do mundo se concentram no Brasil

0

Um marco histórico para um país que possui riquezas naturais. O Brasil concentra, em diferentes regiões, 10% dos empregos verdes de todo o mundo. Estes estão relacionados à indústria de biocombustíveis, solar, hidrelétrica e eólica.

- Publicidade -

Os dados são da Irena (Agência Internacional de Energia Renovável) e foram compilados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O Brasil perde somente para a China.

O país asiático possui 42% dos 12,7 milhões de postos de trabalho do planeta. Especialistas afirmam que há um potencial brasileiro na geração de energia renovável, que pode alavancar ainda mais esse tipo de emprego.

Confira conosco quais as áreas que mais crescem e quais as capacitações exigidas.

Profissionais que representam os 10% dos empregos verdes

- Publicidade -

O jornalista Bruno Aragaki escreve em um post no Linkedin que a transição para uma economia mais verde já está demandando mais profissionais no Brasil. Há muitos profissionais que exercem diversos cargos que ajudaram a marca.

Desta forma, o jornalista cita que engenheiros especializados em painéis solares ajudaram o país a concentrar 10% dos empregos verdes. Este mercado também abre portas aos profissionais adaptados à crescente demanda de práticas ESG.

Bem como os que trabalham na área da logística: “[…] que não apenas traçam rotas mais baratas e mais rápidas para o transporte de mercadorias, mas também que levem em conta a pegada de carbono”, explica Bruno.

Ele ressalta que o Brasil é um destaque, sendo pela imensa economia ou potencial verde. De todo modo, atingimos o marco de representar 10% dos empregos verdes e isso segue como um quadro de evolução.

10% dos empregos verdes
Fonte: Força Sindical.

- Publicidade -

Milton Beck, diretor geral do Linkedin para a América Latina, também escreve que os dados de habilidade e contratação verdes estavam em alta na América Latina e Caribe na semana da COP 27.

As informações são de um relatório lançado pelo LinkedIn em parceria com o Inter-American Development Bank. “O estudo analisa o crescimento das habilidades relacionadas a atividades dedicadas à sustentabilidade, bem como a taxa de contratação dos talentos verdes”, diz Milton.

Também foram estudados os profissionais com uma habilidade ambiental ou que  ocupam um cargo em uma empresa verde, que atuam diretamente na preservação do meio ambiente, entre os anos de 2015 e 2021. 

O diretor geral esclarece que: “habilidades relacionadas a serviços ambientais foram as que mais cresceram em todos os países e indústrias pesquisadas”. Para atingir  os 10% dos empregos verdes, o Brasil obteve mais destaques.

Como por exemplo, as habilidades relacionadas a reconhecimento de riscos, plantio de árvores, sistemas fotovoltaicos e fauna silvestre. Os resultados do estudo confirmam vantagens ao país.

Representando assim, um avanço ao planeta. A geração de empregos pode se dar à transição para economias sustentáveis. São projetadas pelo BID 15 milhões de novas vagas nesta área até 2030.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas