- Publicidade -

Poluição está destruindo a vida sexual dos insetos, mostra estudos

0

Pesquisas revelaram que o ozônio pode alterar os feromônios de diversas espécies de moscas, incluindo as moscas-das-frutas.

- Publicidade -

Além de prejudicar a saúde humana e reduzir a qualidade de vida, o combustível do ar está afetando a vida sexual dos insetos.

Isso ocorre devido aos altos níveis de ozônio presentes nos poluentes atmosféricos, que dificultam a comunicação através de substâncias atraentes importantes para o acasalamento.

A descoberta foi feita por cientistas do Instituto Max Planck de Ecologia e Química, na Alemanha, e foi publicada no site “Nature Communications“.

- Publicidade -

As moscas-das-frutas machos enfrentam dificuldades para distinguir as fêmeas, prejudicando assim a reprodução. Alguns estudos sugerem que muitas espécies de moscas-das-frutas podem ser bissexuais.

O ozônio em pequenas quantidades foi suficiente para destruir as reprodutivas dos insetos. A molécula conhecida como trioxigênio é comum na estratosfera, mas quando produzida perto da superfície terrestre, torna-se poluente e altera a composição química dos feromônios, que são importantes para a atração entre os insetos.

Após expor 50 moscas macho a 100 partes por bilhão (ppb) de ozônio – níveis médios globais que variaram entre 12 e 67 ppb – durante duas horas, o poluente voltou radicalmente como reprodutivas reprodutivas dos insetos em comparação com um grupo que havia sido exposto apenas ao ar ambiente.

O pesquisador também descobriu que os mosquitos expostos ao ozônio apresentavam comportamentos incomuns, como machos atraídos por outros machos e incapazes de distinguir as fêmeas.

Os machos expostos ao ozônio levaram o dobro do tempo para serem escolhidos pelas fêmeas, dificultando o acasalamento.

- Publicidade -

“No começo, foi uma observação muito engraçada ver cadeias realmente longas onde um macho cortejava o próximo e depois o próximo na linha”, disse Markus Knaden, um dos investigadores envolvidos no estudo.

Os machos expostos ao ozônio passaram a pular em tudo que se movia, demonstrando um comportamento anormal.

Embora as moscas-das-frutas sejam apreciadas em vários países, elas são importantes para a separação de frutas e enriquecimento do solo com nutrientes. A poluição do ar afeta não só os seres humanos, mas também a vida dos insetos e pode ter consequências significativas no meio ambiente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas