- Publicidade -

Pix parcelado vale a pena? Banco Central deve interferir na modalidade

0

Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que permite aos usuários fazer transferências e pagamentos de forma rápida, segura e fácil, sem a necessidade de usar dinheiro em espécie ou cartões de crédito ou débito.

- Publicidade -

A aceitação dessa forma de pagamento tem crescido diariamente, e, segundo levantamento da Serasa Limpa Nome cerca de 3,3 milhões de acordos envolvendo 2,4 milhões de brasileiros foram negociados por meio do Pix desde março de 2022.

Governo estuda plataforma para parcelar dívidas por meio do Pix

Segundo diversos especialistas, o Pix pode ganhar ainda mais espaço, caso seja criada a funcionalidade para parcelar dívidas dentro do sistema financeiro nacional. A novidade é que a proposta já está em discussão no governo.

Vale ressaltar que para usar essa forma de pagamento, é necessário ter uma conta bancária em um banco, fintech ou instituição financeira que ofereça o serviço. O usuário precisa cadastrar sua chave Pix, que pode ser um número de telefone celular, CPF, CNPJ ou endereço de e-mail, para facilitar o processo de transferência de dinheiro.

- Publicidade -

Pix parcelado

O Banco Central está discutindo regras para regulamentação do Pix parcelado oferecido pelas fintechs. Isso porque nessa modalidade, o pagamento instantâneo acaba funcionando como um cartão de crédito. Funciona assim: no momento da compra basta pagar usando o Pix, e, na própria plataforma da fintech, é possível escolher o prazo de pagamento com cobrança de juros que podem estar disfarçadas de benefício.

Além da taxa de juros da modalidade, o Banco Central tem se preocupado também com um risco enorme das pessoas estarem caindo em dívidas maiores. Em muitos casos, se as compras não forem planejadas e na data firmada não houver dinheiro disponível na conta, o valor pode ser debitado, utilizando o limite da conta. Assim, a depender do banco, a taxa de juros pode chegar a mais de 300% ao ano.

No geral, o PIX é um sistema seguro, com diversas medidas de segurança integradas para garantir a proteção das informações dos usuários e a integridade das transações. Entre as medidas de segurança adotadas estão a utilização de criptografia, autenticação em duas etapas e monitoramento constante das transações.

- Publicidade -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas