- Publicidade -

Coração acelerada: cinco motivos que podem estar por trás disso

0

Você costuma sentir alteração frequente nos batimentos do seu coração? Arritmia é um termo que se refere a qualquer alteração no ritmo cardíaco normal. Em geral, o coração normalmente bate de forma regular e coordenada, com um padrão de relógios que é controlado por um sistema elétrico interno.

- Publicidade -

No entanto, na arritmia, esse sistema elétrico não funciona corretamente, levando a pulsos cardíacos irregulares, rápidos ou lentos demais. Existem vários tipos de arritmias cardíacas, e elas podem ter causas diferentes. Entenda!

Função e características do coração

O coração é um órgão vital do corpo humano, responsável por bombear o sangue para todas as partes do corpo, fornecendo oxigênio e nutrientes essenciais às células e removendo os resíduos metabólicos.

O coração bate cerca de 100.000 vezes por dia, sem parar, e é essa ação de bombeamento que mantém nosso corpo funcionando.

- Publicidade -

Em condições adequadas de saúde e sem estímulos, a frequência cardíaca varia de 60 a 80 batimentos por minuto. Já entre as crianças, o número fica em torno de 120 a 140/minuto.

O coração é composto por quatro câmaras – duas chamadas superiores e duas chamadas inferiores ventrículos – e essas câmaras operações juntas para bombear o sangue pelo corpo.

O ritmo cardíaco normal é controlado pelo sistema elétrico interno do coração, que envia sinais elétricos regulares para as câmaras do coração, fazendo com que elas se contraiam de maneira sincronizada e coordenada. Esse processo é chamado de ritmo sinusal normal.

No entanto, existem muitos fatores que podem afetar o ritmo cardíaco normal. Confira quais são eles:

Estresse e ansiedade

- Publicidade -

O estresse emocional pode causar um aumento na liberação de hormônios do estresse, como a adrenalina, que pode afetar o ritmo cardíaco normal e levar a uma arritmia.

Dessa forma, a ansiedade também pode causar uma resposta de “luta ou fuga” no corpo, causando uma sobrecarga na frequência cardíaca, levando a uma arritmia.

Anemia

A anemia é uma condição em que há uma diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Como consequência, ocorre uma redução na quantidade de oxigênio que o sangue é capaz de transportar, causando arritmias.

Apneia

A apneia obstrutiva do sono é uma condição em que a respiratória é interrompida repetidamente durante o sono, devido à aceleração das vias respiratórias superiores. Essa doença pode afetar a saúde cardiovascular de várias maneiras, aumentando o risco de desenvolver arritmias cardíacas.

Pressão alta

A pressão arterial elevada, também conhecida como hipertensão, pode aumentar o risco de desenvolver arritmias cardíacas. Isso ocorre porque a hipertensão pode causar danos ao tecido cardíaco, afetar a função elétrica do coração e aumentar o risco de complicações cardiovasculares.

Ingestão de substâncias e outras causas

Existem diversas outras causas que podem causar arritmias. Entre elas estão:

  • Consumo de cafeína;
  • Suplementos termogênicos e bebidas energéticas;
  • Àlcool e outras drogas;
  • Gravidez.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas