Apesar da desigualdade de gênero ser um problema persistente no Brasil, há algumas carreiras e profissões em que predominam as mulheres.
- Publicidade -
No entanto, isso não significa que os homens não trabalhem nessas áreas ou que ganhem menos do que seus colegas de profissão.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), é possível identificar quais profissões são dominadas pelas mulheres e quais são as diferenças salariais.
Ficou curioso para saber quais são? Confira a lista a seguir
Saiba quais são as carreiras dominadas pelas mulheres no Brasil:
- Publicidade -
Conforme a tabela do INEP, a maioria das pessoas formadas no nível superior nas áreas de humanas são mulheres. Elas são maioria em cursos como Pedagogia, Ciências Sociais e cursos de Licenciatura, onde geralmente funcionam como professoras. Quando ingressam no mercado de trabalho, muitos continuam trabalhando nessas áreas.

De acordo com a pesquisadora Janaína Feijó, as mulheres tendem a trabalhar mais nas áreas de humanas, enquanto os homens dominam as áreas de tecnologia e finanças, onde os estudos são maiores do que nas áreas dominadas pelas mulheres.
Além disso, de acordo com dados da FGV/IBRE, os homens ainda ganham em média 23,4% a mais do que as mulheres que ocupam os mesmos cargos e desempenham as mesmas funções.
A desigualdade de gênero tem várias dimensões e, para superá-la, é necessário combater as normas sociais e culturais. Mudar essa realidade não é algo que acontece rapidamente, mas sim por meio de ações constantes e plurais.
- Publicidade -