Quem manda são as mulheres: lista de carreiras dominadas por elas
Apesar da desigualdade de gênero ser um problema persistente no Brasil, há algumas carreiras e profissões em que predominam as mulheres.
No entanto, isso não significa que os homens não trabalhem nessas áreas ou que ganhem menos do que seus colegas de profissão.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), é possível identificar quais profissões são dominadas pelas mulheres e quais são as diferenças salariais.
Ficou curioso para saber quais são? Confira a lista a seguir
Saiba quais são as carreiras dominadas pelas mulheres no Brasil:
Conforme a tabela do INEP, a maioria das pessoas formadas no nível superior nas áreas de humanas são mulheres. Elas são maioria em cursos como Pedagogia, Ciências Sociais e cursos de Licenciatura, onde geralmente funcionam como professoras. Quando ingressam no mercado de trabalho, muitos continuam trabalhando nessas áreas.
De acordo com a pesquisadora Janaína Feijó, as mulheres tendem a trabalhar mais nas áreas de humanas, enquanto os homens dominam as áreas de tecnologia e finanças, onde os estudos são maiores do que nas áreas dominadas pelas mulheres.
Além disso, de acordo com dados da FGV/IBRE, os homens ainda ganham em média 23,4% a mais do que as mulheres que ocupam os mesmos cargos e desempenham as mesmas funções.
A desigualdade de gênero tem várias dimensões e, para superá-la, é necessário combater as normas sociais e culturais. Mudar essa realidade não é algo que acontece rapidamente, mas sim por meio de ações constantes e plurais.