- Publicidade -

Imposto de Renda: Conheça os 3 golpes que podem prejudicar suas finanças

0

Mensagens da Receita Federal por e-mail e WhatsApp falando sobre o Imposto de Renda? Desconfie na hora! Confira os golpes mais usados pelos criminosos!

- Publicidade -

O período de entrega da declaração do Imposto de Renda chegou e é uma época em que muitos brasileiros se preocupam com suas obrigações fiscais.

No entanto, infelizmente, golpistas aproveitam essa oportunidade para fazer novas vítimas de diferentes maneiras.

Através do envio de mensagens falsas, seja por e-mail ou WhatsApp, eles se passam pela Receita Federal e tentam obter informações pessoais ou financeiras dos contribuintes.

receita federal ; imposto de renda
Fonte: Jornal Contábil

- Publicidade -

A complexidade do tema e a ansiedade em relação à restituição do IR tornam as pessoas mais suscetíveis a esses golpes.

Hoje, vamos abordar os três principais golpes relacionados ao Imposto de Renda e fornecer dicas importantes para evitar cair nessas armadilhas. Proteja-se e esteja atento para não se tornar uma vítima dos golpistas durante o período de entrega da declaração.

3 golpes do Imposto de Renda

Golpe da Restituição do IR

Nesse golpe, os golpistas enviam mensagens falsas informando que a restituição do Imposto de Renda já foi liberada e até mesmo enviam comprovantes de pagamentos falsos.

- Publicidade -

Para ter acesso às informações completas, o contribuinte é instruído a clicar em um link, que direciona para sites fraudulentos. Esses sites são usados para captar informações pessoais e invadir o aparelho do contribuinte.

Golpe para Liberação da Restituição

Nesse golpe, os golpistas enviam mensagens informando que o valor da restituição já foi pago, mas para recebê-lo é necessário fazer um pagamento de uma taxa.

No entanto, é importante ressaltar que a restituição do Imposto de Renda é liberada pela Receita Federal sem a necessidade de qualquer pagamento por parte do contribuinte.

Essas mensagens também podem alegar que o contribuinte caiu na malha fina e precisa pagar uma determinada quantia para regularizar a situação, o que é falso.

Golpe da Pendência no IR

Nesse golpe, os golpistas se passam pela Receita Federal e alegam que o contribuinte possui pendências que precisam ser resolvidas.

Para obter mais informações, o contribuinte é instruído a clicar em um link, que direciona para sites fraudulentos. Esses sites podem captar informações pessoais ou até mesmo invadir o dispositivo da pessoa.

Como me protejo?

Para se proteger contra golpes relacionados ao Imposto de Renda, é fundamental:

  • Desconfiar de mensagens não solicitadas, sejam por e-mails, mensagens de texto ou ligações telefônicas;
  • Verificar a fonte das mensagens, comparando-as com as informações oficiais da Receita Federal;
  • Evitar fornecer informações pessoais, senhas, números de cartão de crédito ou outras informações sensíveis em resposta a essas mensagens ou ligações;
  • Conhecer os prazos e processos oficiais da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda;
  • Denunciar à Receita Federal e às autoridades competentes em caso de suspeita de golpes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas