- Publicidade -

Tick-Tock do Coração: Cientistas desenvolvem ‘relógio de pulso’ que prevê risco de infarto

0

Um novo relógio de pulso que é capaz de detectar um risco de infarto, evitando de fato que o acidente ocorra sem a necessidade de coleta de sangue ou algum outro método atual, foi desenvolvido por especialistas.

- Publicidade -

Para acelerar o diagnóstico, o novo relógio de pulso é capaz de medir a troponina, que é um tipo de proteína liberada no sangue quando há eventos de lesões no coração, como por exemplo, o infarto.

Para fazer um levantamento de pesquisa sobre pacientes de infartos, é necessária muita atenção, dedicação e até grande esforço, porque visa fazer uma revisão geral no histórico hospitalar do paciente.

Fora os vários exames que seriam precisos, como por exemplo, o eletrocardiograma e uma radiografia tórax. Que seria um valor consideravelmente alto apenas para fazer pesquisa.

Para se ter noção, mais de 700 mil pessoas procuram a emergência hospitalar por causa de dores no peito, isso só na Inglaterra e País de Gales, e cerca de 25% dos pacientes internados geralmente apresentando diversos sintomas, problemas de saúde e também o uso de muitos remédios.

- Publicidade -

O eletrocardiograma, que é um exame capaz de verificar atividade elétrica no coração, mostra alterações em até 50% dos pacientes.

O restante que não apresenta alterações, é necessário que se faça exames mais completos. Como por exemplo, a coleta de sangue para encontrar a troponina, que é uma proteína liberada no sangue quando há alguma lesão no coração.

Isso acontece por que o coração fica sem oxigênio devido a um bloqueio nas artérias.

O teste para a retirada do sangue deve ser feito assim que o paciente é admitido no hospital e repetido entre duas ou três horas. Principalmente se o paciente não apresentar alterações no ECG (eletrocardiograma).

Em alguns casos, cujo o paciente é diagnosticado com angina, uma condição que estreita as artérias e redução do fluxo de sangue para o coração, é necessário a cirurgia chamada angioplastia.

- Publicidade -

A angioplastia é uma cirurgia cujo o procedimento é colocar um cateter ou balão na artéria do coração para que abra espaço, assim o fluxo de sangue poderá aumentar.

SOBRE O NOVO DISPOSITIVO

O relógio de pulso pode ser usado como um smartwacth, ele utiliza de sua tecnologia para usar a luz infravermelha e detectar através das camadas de pele, a troponina no sistema sanguíneo do usuário.

Uma pesquisa feita por Partho P. Sengupta e publicado recentemente no European Heart Journal – Digital Health, alerta que o dispositivo é capaz de detectar 90% dos ataques cardíacos cinco minutos antes de acontecer.

O autor do estudo ainda afirma que, se outros estudos maiores e mais concretos confirmarem, o dispositivo poderá ser revolucionário e essencial para os pacientes em emergências dos hospitais com dores no peito.

Sem espera para os resultados das coletas de sangue e com uma certeza maior sobre a saúde, visto que, o dispositivo mostrou um nível de precisão excelente, podendo ser usado para acelerar o diagnóstico.

Se aprofundar ainda mais os estudos junto à tecnologia, também poderia ser usada para detectar coágulos sanguíneos, gravidez ectópica ou sepse.

Fora que iria aliviar o grupo de 4% a 10% da população que tem fobia de agulha.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas