Envelhecer com dignidade: Os benefícios aos quais os idosos têm direito, mas desconhecem
Não perca mais tempo e descubra como ter acesso aos benefícios garantidos por lei para os idosos e viva plenamente seus dias dourados!
- Publicidade -
Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum vermos iniciativas voltadas para o bem-estar dos idosos.
E isso não é à toa: essa parcela da população é considerada vulnerável e merece toda a atenção e cuidado por parte da sociedade.
Felizmente, a legislação brasileira garante uma série de benefícios para as pessoas da terceira idade, com o objetivo de protegê-los e garantir que tenham uma vida digna e confortável. No entanto, muitas delas desconhecem esses direitos e, por isso, acabam não os aproveitando.

- Publicidade -
Um exemplo disso é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um recurso garantido pela Constituição Federal que se destina a pessoas com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar.
Infelizmente, muitos idosos não sabem que têm direito a esse benefício e, por isso, acabam vivendo em situações de vulnerabilidade e dificuldade financeira.
Por isso, é fundamental que a sociedade se mobilize para divulgar esses direitos e ajudar os mais velhos a acessá-los.
Direitos dos idosos que você não conhecia
1- Isenção do Imposto de Renda
- Publicidade -
Uma vantagem para os idosos é a isenção na declaração do Imposto de Renda. Aqueles que são aposentados ou pensionistas e possuem mais de 65 anos, com renda mensal inferior a R$ 3.807,96, estão isentos da declaração.
Isso significa que eles não precisam apresentar a declaração anual de imposto de renda. No entanto, se a renda mensal ultrapassar esse valor, eles deverão declarar normalmente.
Outra vantagem é que, se houver alguma restituição, os idosos têm prioridade em receber. Isso significa que eles recebem a restituição antes de outros contribuintes, o que pode ser muito útil para aqueles que dependem financeiramente dessa renda.
2- Remédios de graça
O programa Farmácia Popular oferece diversos medicamentos de uso contínuo gratuitamente para idosos, com o objetivo de promover mais saúde e qualidade de vida para essa parcela da população.
Essa iniciativa do governo é muito importante, uma vez que muitos idosos possuem condições financeiras limitadas e precisam de medicações para tratar diversas condições de saúde, como hipertensão, diabetes, entre outras.
Com a oferta gratuita desses medicamentos, os idosos conseguem manter um tratamento adequado e, assim, ter uma vida mais saudável e ativa.
3- Desconto na conta de luz
Idosos com mais de 65 anos que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar desconto na conta de energia.
O desconto é calculado com base no consumo de energia elétrica da família. No entanto, se o consumo ultrapassar 220 kWh/mês, o desconto não é aplicável.
Essa iniciativa tem como objetivo ajudar os idosos a economizar dinheiro em suas contas de energia e garantir que eles possam ter um bom padrão de vida.