- Publicidade -

MEC recua: Governo deseja suspender novo ensino médio

0

A decisão do Ministério da Educação (MEC) suspende a implementação do novo ensino médio e a adaptação ao novo currículo do Enem para 2024. Veja!

- Publicidade -

A decisão foi tomada pelo MEC após pressão de diferentes parcelas da sociedade, como movimentos estudantis, que têm se manifestado contra a reforma aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer.

A suspensão, que inicialmente durará até o fim do prazo da consulta pública sobre o tema, traz à tona debates sobre os rumos da educação no país e a necessidade de uma reforma que atenda às demandas da sociedade.

MEC ; SALA DE AULA
Fonte: VEJA

Neste contexto, é importante refletir sobre as implicações dessa decisão e sobre como podemos construir uma educação de qualidade e inclusiva no Brasil.

- Publicidade -

A decisão do MEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a suspensão da implementação do novo ensino médio e a adaptação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao novo currículo para 2024.

A medida foi elaborada por Milton Ribeiro, que era ministro durante a gestão de Jair Bolsonaro. Segundo fontes, uma portaria oficializando a suspensão será divulgada nos próximos dias.

A suspensão terá duração inicial até o fim do prazo da consulta pública sobre o tema, que são 90 dias a partir de março, mais 30 dias para o MEC elaborar e divulgar um relatório com as conclusões.

Apesar das críticas, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou que não está nos planos do governo federal revogar a reforma, mas sim realizar uma revisão do novo ensino médio.

- Publicidade -

Ele fez essa declaração durante uma agenda em Recife, onde participou da cerimônia de posse da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar.

O novo ensino médio

O novo modelo de ensino médio, que está sendo suspenso pelo Ministério da Educação, foi instituído em 2017 com a aprovação da Lei nº 13.415.

Ele amplia a carga horária mínima dos estudantes para mil horas por ano e flexibiliza a organização curricular, permitindo que os alunos escolham um itinerário formativo com disciplinas e projetos direcionados.

São quatro opções disponíveis:

  • Matemáticas e suas tecnologias;
  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas tidas como obrigatórias devem ocupar 1,8 mil horas das três mil horas totais do ensino médio, deixando as outras 1,2 mil horas para as atividades complementares.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas