- Publicidade -

Anticoncepcionais hormonais aumentam a chance de câncer de mama

0

Estudo aponta aumento do risco de câncer de mama associado ao uso de anticoncepcionais hormonais por cinco anos. Veja como reduzir dano.

- Publicidade -

Um estudo recente publicado na revista PLOS Medicine indica que o uso de todos os tipos de contraceptivos hormonais pode contribuir levemente para o desenvolvimento de câncer de mama.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que tanto as opções com progesterona e estrogênio quanto aquelas só com progesterona apresentam riscos similares.

anticoncepcionais
Fonte: Doutor TV

Embora estudos anteriores já tenham alertado para o risco de câncer associado aos contraceptivos hormonais, este é o primeiro a incluir as opções apenas com progesterona, que são geralmente recomendadas para mulheres em lactação, pacientes com risco de problemas cardiovasculares ou fumantes acima dos 35 anos.

- Publicidade -

Os anticoncepcionais hormonais e o câncer de mama

No estudo publicado na revista PLOS Medicine, os pesquisadores da Universidade de Oxford ficaram assustados com os resultados.

Eles mostraram que mulheres que utilizam anticoncepcionais hormonais apresentam um risco de 20% a 30% maior de ter câncer de mama.

O estudo analisou dados de quase 10 mil mulheres do Reino Unido com menos de 50 anos que tiveram câncer de mama entre 1996 e 2017 e levou em consideração outros fatores de risco.

O uso de anticonceptivos hormonais tem aumentado significativamente na última década, e o risco absoluto associado a cinco anos de uso varia de oito a cada 100 mil usuárias entre os 16 e 20 anos e 265 a cada 100 mil usuárias entre 35 e 39 anos.

- Publicidade -

Como me proteger?

Os contraceptivos hormonais também apresentam benefícios, como a prevenção de outros tipos de câncer feminino, como os de ovário e endométrio.

Além disso, esses métodos contraceptivos podem ser utilizados para tratar algumas condições, como a endometriose.

É importante ressaltar que, após interromper o uso dos anticoncepcionais, o risco de desenvolver câncer de mama diminui nos anos seguintes.

De acordo com a co-autora do estudo, Gillian Reeves, os aumentos no risco de câncer de mama precisam ser vistos no contexto dos benefícios do uso dos contraceptivos hormonais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas