- Publicidade -

Hábito comum pode resultar em contaminação; descubra se você tem esse costume

0

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para evitar a contaminação por bactérias como a Escherichia coli.

- Publicidade -

No passado, as necessidades básicas como o uso do banheiro, eram feitas de uma forma muito diferente do que é hoje.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, os banheiros foram se modernizando e com certeza, provém muito mais higiene do que existia no passado.

Mas, mesmo assim, hábitos comuns, como deixar de lavar as mãos, ou de dar descarga, podem resultar em contaminação. Mas sabia que esquecer de fechar a tampa da privada também representa um risco à saúde?

Descarga + vaso aberto = contaminação por germes e bactérias

- Publicidade -

Acionar a descarga, após o uso do sanitário, é essencial. Mas você lembra de abaixar a tampa do vaso antes de fazer essa ação?

Para descobrir exatamente o que acontece quando damos descarga sem fechar a tampa, alguns pesquisadores nos EUA, desenvolveram um teste.

Em um ambiente completamente escuro, um laser verde foi apontado para o local onde estava o vaso sanitário, e aí, a descarga foi acionada. Assim que o botão foi apertado, foi possível ver a quantidade de germes e bactérias que foram lançadas em volta do sanitário.

Com a força da água, partículas microscópicas são lançadas a até 1,5 metros de altura, contaminando tudo o que estiver ao alcance. Com esse pequeno lapso, colocamos em risco a nossa saúde e a de quem mora conosco. Esse jato de bactérias pode causar doenças até aos animais de estimação.

As partículas lançadas ao ar pela pressão da água, pode ser inalada e provocar a contaminação, ou podem aos poucos se assentar nas superfícies e contaminar toalhas e escovas de dente, por exemplo.

- Publicidade -

O resultado da pesquisa ganhou o nome de “Toaletes comerciais emitem fortes jatos aerossóis que se espalham rapidamente” e foi publicado no jornal Scientific Reports.

Confira como foi o teste:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas