Conheça o novo golpe do pix e saiba como se proteger
Bom, com certeza você já ouviu falar sobre o pix, certo? E, provavelmente, você deve fazer uso deste tipo de transação, não é mesmo? Por isto, você precisa estar ciente sobre o novo golpe envolvendo o pix e boletos. É bom estar preparado para não cair nas armadilhas criadas por golpistas de todo o país.
O pix funciona como uma forma de transferência instatânea gratuita. Esta modalidade foi criada em 2020 e é ofertado pelo Banco Central do Brasil para toda a população brasileira. Não há dúvidas de que o pix trouxe uma enorme facilidade e praticidade para a vida de seus usuários. Saiba mais sobre o novo golpe:
Veja todas as informações sobre o novo golpe envolvendo o pix e boletos bancários:
Este novo golpe está atrelado ao Serasa e tem como foco principal pessoas que estão com dívidas. Ao que se sabe, os golpistas conseguem acessar chaves pix e boletos bancários que foram fraudados. Com isso, eles tentam contato com os devedores que estão inscritos no Serasa.
De acordo com a plataforma do Serasa Score, uma a cada três tentativas de validação são tentativas de golpe. Em números, em um pouco mais de 10 mil validações, através da plataforma do Serasa, cerca de 3.300 são fraudulentas.
Por conta das chaves pix do Serasa e do Validador de Boletos é possível saber se o boleto foi, de fato, gerado pela empresa ou se é alguma tentativa de golpe. Além disso, o número de golpes possui um crescimento maior, perto da época do do Feirão Limpa Nome, realizado todo o ano pelo Serasa.
De acordo com o Serasa, é necessário tomar cuidado com links enviados através do WhatsApp ou Telegram. Além disso, para realizar qualquer pagamento de dívidas para o Serasa, é necessário validar o código do boleto na ferramenta do próprio Serasa.
Esta ferramenta de validação está disponível no próprio site do Serasa, além de estar também em seu aplicativo, disponibilizado para iOS e Android.