- Publicidade -

Saúde mental abalada garante férias a pais na Alemanha

0

Conheça o “Kur”, uma licença de saúde mental na Alemanha, que ajuda diversos pais que estão passando por dificuldades. Não perca!

- Publicidade -

Sebastian Schwerk estava em um momento difícil em sua vida após uma grande perda familiar.

Depois de passar meses cuidando de seu pai doente, que infelizmente faleceu de leucemia, ele precisou redirecionar sua atenção para sua mãe que também necessitava de assistência.

Além disso, tinha que cuidar de sua própria família e garantir que seus filhos estivessem recebendo a atenção necessária, especialmente o mais novo.

Todos esses problemas começaram a afetar sua saúde mental e ele estava encontrando dificuldades para dormir à noite por conta do estresse.

- Publicidade -

saude mental
Fonte: APCD

No entanto, sua parceira o lembrou de que na Alemanha, país onde residem, existe o direito legal ao “Kur”, uma licença de saúde que pode ser concedida a pais em dificuldades, permitindo que se afastem do trabalho por cerca de três semanas a cada quatro anos.

Essa licença de saúde é uma benção para muitos pais que precisam de tempo para cuidar de suas famílias e recuperar a saúde mental.

Kur e a saúde mental

Na Alemanha, o Kur é prescrito por um médico e a maior parte dos custos é coberta pelo seguro, incluindo refeições, creche e terapias.

- Publicidade -

O objetivo não é apenas tratar problemas de saúde, mas também preveni-los antes que se tornem questões mais graves.

Sebastian Schwerk e seu filho mais novo passaram três semanas em uma clínica no litoral, onde Schwerk teve acesso a terapias como relaxamento muscular, meditação, caminhadas nórdicas e ioga.

Embora possa parecer um período de férias, as pesquisas mostram que esses retiros em clínicas são surpreendentemente eficazes para prevenir problemas de saúde maiores.

No entanto, a demanda crescente por essa licença de saúde pode ser um sinal de alerta de que cada vez mais pais não estão suportando a tensão do dia a dia.

Demandas das clínicas

O impacto prolongado da pandemia de Covid-19 e dos confinamentos parece ter impactado ainda mais a saúde mental por causa do isolamento, perdas, sequelas e a dificuldade em se adaptar ao “novo normal”.

As clínicas que oferecem esses retiros relatam que as mães e os pais que as procuram estão mais doentes do que antes da pandemia.

A ampla maioria dos retiros tem fins preventivos, mas cerca de 30% dos pacientes já chegam em estado muito pior e precisam de tratamento, não de prevenção.

As questões mais comuns são problemas psicológicos, como ansiedade, insônia ou sintomas depressivos, que afetam agora mais de 90% dos pais que procuram os retiros.

Por meio do Kur, os pais têm a oportunidade de afastar-se temporariamente das responsabilidades do dia a dia e focar na saúde mental e física.

Essa abordagem única na Alemanha pode ser um modelo para outros países considerarem em como lidar com as pressões e desafios enfrentados pelos pais em todo o mundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas