COVID-19: Cientistas de Dartmouth revelam novo sintoma bizarro
Paciente perde a capacidade de reconhecer rostos após contrair COVID-19, levantando preocupações sobre possíveis danos neurológicos. Veja!
Cientistas da Universidade de Dartmouth, em Nova Hampshire, nos EUA, relataram um novo e bizarro sintoma da Covid-19: a prosopagnosia, ou “cegueira facial”.
A condição foi identificada em uma mulher de 28 anos, chamada Annie, que contraiu o novo coronavírus em março de 2020 e apresentou sintomas normais da doença, como febre, tosse, diarreia e falta de ar.
Contudo, após algumas semanas, ela começou a apresentar dificuldade em reconhecer rostos familiares, tendo uma espécie de “cegueira facial”.
O que é a prosopagnosia?
A prosopagnosia é uma condição em que o paciente perde a capacidade de identificar rostos de pessoas conhecidas.
Annie relatou ter sentido a gravidade da doença em uma festa, quando não conseguiu reconhecer seu pai. Ela relatou que era como se a voz dele tivesse saído do rosto de um estranho. Outros testes mostraram que Annie também teve problemas para se localizar em locais conhecidos.
Embora o caso de Annie tenha sido o primeiro relatado, os pesquisadores estimam que outros casos de prosopagnosia possam ter ocorrido entre pacientes com Covid-19.
Outros estudos também sugerem que o vírus pode estar relacionado com o aumento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e acidentes vasculares cerebrais isquêmicos.
A cegueira facial afeta 2% do mundo e nós conhecemos algumas pessoas que a possuem como Brad Pitt, Stephen Fry e Steve Wozniak.
Covid-19 e os sintomas neurológicos
A Covid-19 pode causar outros sintomas neurológicos, incluindo tontura, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, confusão mental, delírio e convulsões.
Algumas pesquisas sugerem que o vírus pode causar inflamação e danos nos vasos sanguíneos e tecidos cerebrais, o que pode explicar por que tantos pacientes com Covid-19 relatam problemas neurológicos.
Estima-se que entre 10% e 20% dos pacientes com Covid-19 desenvolvam sintomas de longa duração, que podem incluir fadiga persistente, dificuldade de concentração, dor de cabeça, problemas de sono, ansiedade e depressão.
A compreensão dos efeitos da Covid-19 no cérebro está em constante evolução, e os pesquisadores continuam a estudar como o vírus afeta o sistema nervoso central e o cérebro.