99 encerrará operações do aplicativo de delivery no Brasil
A decisão da 99 de acabar com o aplicativo de delivery visa a concentração de recursos no desenvolvimento de serviços de entrega.
A startup 99, que é controlada pela empresa chinesa Didi Chuxing, divulgou na sexta-feira, 17 de março, que irá encerrar as atividades de seu aplicativo de entrega de comida, o 99 Food, no Brasil.
A empresa justificou essa decisão afirmando que pretende concentrar seus recursos no desenvolvimento de serviços de entrega em duas rodas, como o 99Moto e o 99Entrega Moto, para atender à crescente demanda do setor de delivery.
A 99Food chegou ao Brasil em dezembro de 2019, em Belo Horizonte e depois foi expandindo para mais cidades.
Apesar de ter uma presença discreta no mercado de delivery, a empresa enfrentava forte concorrência de players consolidados como iFood, Uber Eats e Rappi.
Como será a entrega do 99?
A partir de agora, a parte da operação que envolve entregas será realizada somente pelos restaurantes parceiros, sem a plataforma de serviço para o cliente.
A empresa disse que os restaurantes e entregadores foram devidamente informados e apoiados durante essa mudança.
A 99 afirmou que já comunicou os parceiros sobre o encerramento das atividades, mas espera que a logística construída com o app possa, futuramente, atender demandas individuais de delivery, atendendo apenas com as entregas.
De acordo com a empresa, as atividades do aplicativo vão continuar até meados de abril, e após esse período, a parceria com restaurantes na plataforma será encerrada.
Ainda assim, a 99 garantiu que a equipe do 99 Food continuará atuando na empresa, participando do desenvolvimento de novos projetos.
Com a decisão de encerrar as atividades do 99 Food, a empresa pretende fortalecer sua posição no mercado de entrega em duas rodas e consolidar-se como líder nesse segmento.
A estratégia parece estar alinhada com a tendência global de aumento na demanda por serviços de delivery durante a pandemia, bem como com a busca crescente por soluções de mobilidade urbana sustentável.