O outono já chegou! Entenda o equinócio, fenômeno importante na transição das estações
Entenda como o evento astronômico marca o início do outono e como a inclinação da Terra influencia as mudanças climáticas. O frio está chegando!
O equinócio de outono, que marca o início oficial do outono nos países abaixo do Equador e a chegada da primavera no hemisfério norte, ocorreu na última segunda-feira (20), precisamente às 18h25.
Esse evento astronômico ocorre duas vezes por ano e é responsável por inaugurar as estações mais amenas do ano.
Durante o equinócio, a luz solar incide de maneira equilibrada nos dois hemisférios, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração, dando origem à palavra “equinócio”, que significa “noites iguais”.
Agora, vamos explorar como esse fenômeno acontece e as consequências que ele traz para as estações do ano.
Equinócio de outono
A inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular do plano orbital é responsável pela ocorrência das estações do ano.
Durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano, a duração dos períodos de sol começa a diminuir gradualmente até que, no equinócio, a parte clara do dia tem a mesma duração da parte escura.
Depois disso, os dias continuam a ficar mais curtos até o solstício de inverno, a noite mais longa do ano.
É interessante notar que se o eixo de rotação da Terra fosse perpendicular ao plano orbital, não haveria variações climáticas ao longo do ano e o nascer e o pôr do sol aconteceriam sempre na mesma hora todos os dias.
Nesta segunda-feira, pudemos observar o Sol nascendo exatamente a leste, enquanto nos outros dias ele se aproxima e se afasta deste ponto de acordo com a estação.
O equinócio é um evento importante para a astronomia e também um marco importante na transição das estações do ano, simbolizando a renovação da natureza e a chegada de novas experiências.